SMDHC firma convênios com GRAACC

Projetos assinados via Fumcad somam quase R$20 milhões

Na última sexta-feira (2), foram oficializados três financiamentos de programas de combate ao câncer infantil. Por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad), serão repassados R$19.811.205,84 em implementação gradual da:

- ampliação do atendimento no serviço de radioterapia pediátrica do hospital;

- tratamento intensivo para crianças e adolescentes com câncer e complicações graves;

- gerenciamento do protocolo de cirurgia segura atuando como barreira de eventos adversos na assistência cirúrgica de crianças e adolescentes com câncer.

Sérgio Petrilli, superintendente médico do hospital, destacou que a radioterapia pediátrica precisa especialmente de doação pois o serviço, para manter a qualidade, não é lucrativo, devido ao alto custo das máquinas e elevado tempo de uso com cada criança. “Este trabalho exercido aqui no GRAACC e apoiado pela SMDHC preenche um grande vazio hospitalar”, destacou Petrilli.

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe de Paula, demonstrou satisfação com as assinaturas. “Após muito tempo querendo, é um grande prazer pra gente firmar parceria com GRAACC. Fazer diferença, ter mais milhares de crianças atendidas. O Fumcad tem tido um enorme impacto na cidade”.

Após as assinaturas, a equipe da Coordenação de Políticas para Crianças e Adolescentes e o representante do CMDCA, Sérgio Pinto Carneiro, fizeram uma visita guiada nas instalações do hospital, conhecendo os espaços pedagógicos de vanguarda e os equipamentos de tratamento oncológico.

O GRAACC
O Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer é uma instituição sem fins lucrativos, criada para garantir a crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida. O hospital do GRAACC possui cerca de 3.000 crianças atendidas anualmente, cerca de 90% encaminhados pelo SUS. Além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, o GRAACC também atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa.

O FUMCAD
O Fumcad é um fundo municipal gerado por meio da conscientização da utilização da renúncia fiscal do Imposto de Renda e busca beneficiar projetos de entidades aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A aprovação dos editais e validação dos projetos também são responsabilidade do CMDCA, órgão paritário com a participação da sociedade civil, que tem como função propor, deliberar e acompanhar as políticas públicas em prol das crianças e dos adolescentes no município. O órgão tem autonomia e atende às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que vão desde a apresentação dos princípios das políticas de atendimento a essa população até a criação de instrumentos de controle e participação social.