Informe aos candidatos e fiscais do Processo de Escolha do Conselho Tutelar de M'Boi Mirim

Durante apuração dos votos do Conselho Tutelar de M'Boi Mirim, foi identificado, após recurso interposto por uma candidata, um problema pontual na apuração específica dos votos desta região. Vale dizer que o processo de escolha é um processo democrático, pautado pela participação social e pela transparência, que garante que, em casos como este, se reveja eventuais incongruências a fim de garantir a lisura e justiça do processo.

Apenas 11 dias antes do pleito do dia 15 de novembro, a Comissão Central do processo de escolha acolheu a solicitação do candidato José Carlos de Oliveira (“Buião”) para a transferência de sua candidatura do conselho tutelar do M´Boi Mirim para o conselho tutelar do Jardim São Luís.

Considerando que a produção do sistema eletrônico utilizado em 15 de novembro já estava em fase de finalização, esta alteração foi feita somente com a empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema à época.

Para o pleito de 21 de fevereiro, a apuração dos votos se deu com uso de leitores óticos, sendo que a confecção das cédulas foi feita pela empresa contratada, Agassys, utilizando a base de dados enviada pela SMDHC, que contava com a presença do candidato Buião no conselho tutelar do M´Boi Mirim.

Todas as cédulas passaram pela aprovação da Comissão Central, que identificou a presença deste candidato no conselho de M´Boi Mirim, o que foi prontamente regularizado pela empresa. Porém, ao efetuar a alteração, a Agassys não modificou o aplicativo de leitura do conselho tutelar do M´Boi Mirim. Em termos simples, o sistema tinha como base para leitura do conselho tutelar de M´Boi Mirim uma cédula com 34 candidatos, ao passo que a cédula correta – e utilizada na votação – continha 33 nomes, como pode ser visto abaixo:

Cédula utilizada pelo sistema

 

Cédula correta, utilizada na eleição

 


Não houve qualquer problema na leitura ótica dos votos preenchidos pelos eleitores. Porém, para a votação do conselho de M´Boi Mirim, a divergência entre o modelo contido no sistema e o modelo da cédula utilizada fez com que a totalização dos votos não correspondesse aos votos assinalados, interferindo no resultado divulgado.

A empresa Agassys tem condições de equalizar eletronicamente a questão a partir da própria base de dados da apuração. No entanto, prezando pela transparência e lisura do processo, a Comissão Central e a SMDHC entenderam por bem realizar nova leitura destes votos. Dessa forma, a Comissão Central convoca os candidatos e fiscais do conselho tutelar do M´Boi Mirim para a recontagem dos votos deste conselho que consagrará os candidatos efetivamente eleitos.

A releitura será feita na próxima sexta-feira, 26, às 10h, no Centro Esportivo Tietê. A comissão regional será comunicada no dia de hoje para a tomada de providências relativas à convocação e aviso de todas e todos os candidatos.

Após a identificação deste problema, por precaução, a empresa Agassys fez a verificação de todos os outros modelos utilizados, não sendo identificado nenhum outro problema.

Recontagem dos votos do Conselho Tutelar de M'Boi Mirim
Dia 26/2, sexta-feira, 10h
Centro Esportivo e de Lazer Tietê
Av. Santos Dumont, 843, Luz