Selo de Direitos Humanos e Diversidade vai destacar boas práticas de inclusão por empresas

 

 

Uma cerimônia na Prefeitura Municipal de São Paulo marcou o lançamento na segunda-feira (18) do Selo de Direitos Humanos e Diversidade. A iniciativa do Executivo municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, tem como proposta reconhecer as boas práticas de inclusão no mercado de trabalho por parte de organizações públicas e privadas que atuam na Cidade de São Paulo.

O prefeito Bruno Covas participou da cerimônia e disse que o lançamento do selo faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Municipal de São Paulo para o quadriênio 2017-2010, divulgado durante a campanha eleitoral, votado e aprovado posteriormente pela Câmara Municipal.

Podem participar do programa e estarão aptas à certificação pelo selo as iniciativas de empresas privadas, órgãos públicos (incluindo empresas públicas e de economia mista) e entidades do terceiro setor, cujas iniciativas possam se enquadrar em dez categorias do programa. A meta do primeiro ano de implantação do selo é estimular a adesão inicial de 150 organizações.

O objetivo é incentivar e valorizar iniciativas de promoção da diversidade no mercado de trabalho, por meio de dois eixos principais: o reconhecimento e difusão de práticas inovadoras e a formação de uma rede de organizações premiadas, que poderão trocar experiências e se aproximar de programas, políticas e equipamentos da Prefeitura.

Critérios de seleção
Para participar, é necessário que a empresa ou instituição inscreva projetos relacionados a qualquer uma das 10 categorias do selo: mulheres, igualdade racial, LGBTI, infância, juventude, idosos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, imigrantes e pessoas privadas de liberdade ou egressas do sistema prisional.

Além das categorias, o selo destaca as organizações em três dimensões: Inclusão e Gestão de Diversidade (ambiente de trabalho e questões organizacionais); Investimento Social Privado (se a iniciativa envolve a doação de recursos, voluntariado ou filantropia); e Imagem e Posicionamento (se a iniciativa é voltada para posicionar a marca, campanhas publicitárias ou desenvolvimento de produtos específicos para as categorias abarcadas pelo selo).

Uma dos diferencias do selo, segundo a secretária Eloisa Arruda, é a de que ele vai certificar a iniciativas das organizações. Essas serão selecionadas por uma comissão de avaliação composta por representantes do poder público, especialistas nas categorias do selo, integrantes de conselhos, gestores de políticas públicas, instituições de educação e pesquisa, entidades de diversos setores da sociedade civil e organizações internacionais.

As organizações podem inscrever suas iniciativas até 19 de junho de 2018, pelo site do programa (www.selodedireitoshumanos.com.br), que também foi lançado durante a cerimônia.

Segundo explicou a secretária Eloisa Arruda, a validade da certificação é anual – ao final do período, as empresas interessadas deverão se inscrever em um novo processo de seleção. Durante o ano, as organizações cujas práticas forem reconhecidas pelo selo também farão parte de uma rede de acompanhamento, visando a troca de experiências e aproximação com programas, políticas e equipamentos da Prefeitura de São Paulo.

Inclusão
Eloisa Arruda também citou dados de pesquisa do Instituto Ethos, realizada em 200 principais empresas fornecedoras da Prefeitura Municipal de São Paulo. O levantamento apurou que apenas 8% delas revelaram possuir políticas de promoção de igualdade de oportunidades entre negros e não negros no seu quadro de funcionários. Em média, apenas 17% disseram que possuem algum tipo de política afirmativa para promoção da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens no quadro de funcionários.

Apenas 10% apontavam possuir políticas com metas e ações planejadas para incentivo à participação de mulheres na força de trabalho em qualquer um dos níveis hierárquicos. Menos de 20% indicaram que já haviam feito alguma ação pontual a respeito.

Com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, a Prefeitura Municipal de São Paulo pretende proporcionar melhores oportunidades de inserção no mercado de trabalho e corrigir as distorções existentes.

Além do prefeito Bruno Covas e da secretária Eloisa Arruda, participaram da cerimônia de lançamento do selo o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, João Jorge (líder do Governo) e Zé Turim, o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, e Marcelo Nonohay, diretor executivo da MGN Consultoria.

Como parte do lançamento, foi promovido um Painel sobre Diversidade nas Organizações, com as presenças de Andréa Regina, da Serasa Experian, Débora Vietas, da Amcham Brasil, José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, e Marinalva Cruz, secretária adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.