Evento sobre os 130 anos da abolição aborda o tema das políticas afirmativas

 

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, participou do evento “130 Anos de Abolição: Políticas Afirmativas”, que aconteceu na manhã da segunda-feira, 14, no Pátio do Colégio, região central de São Paulo.

Entre as políticas públicas desenvolvidas pelo município a secretária falou sobre o lançamento do Selo de Direitos Humanos e Diversidade, para as empresas que mais se destacarem na promoção da inclusão e promoção da diversidade no ambiente de trabalho.

“Sabemos que o que veio depois da Lei Áurea não foi condizente com o que a população afrodescendente precisava”, disse a secretária, ao reconhecer que muito ainda há o que se fazer para a superação do racismo. Eloisa Arruda afirmou que a data é oportuna “para uma reflexão do que devemos fazer para nos fortalecer, com base na lembrança do que fizeram os nossos ancestrais”.

O evento foi promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e a mesa de abertura foi composta pela coordenadora estadual de Políticas para a População Negra e Indígena, Elisa Lucas, por Ivan Renato Lima, presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, por Eloisa Arruda e pela coordenadora municipal de Promoção da Igualdade racial, Mayra Belmonte Lanza. Em seguida foi realizada uma mesa temática com a participação de Elisabete Aparecida Pinto, professora da Universidade Federal da Bahia, que falou sobre o Protagonismo da Mulher Negra, e da professora e mestre em Assistência Social, Suelma Inês de Deus Branco, que abordou o tema sobre o Racismo Institucional.