Balcão de ouvidoria de Direitos Humanos atende população no Descomplica SP

 

 

Moradores da Zona Leste poderão utilizar os serviços da ouvidoria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) para denúncias de violência e de discriminação no balcão de atendimento da primeira unidade do Programa Descomplica SP, inaugurado nesta sexta-feira (23) na Prefeitura Regional de São Miguel Paulista.


O secretário adjunto da SMDHC, Eduardo Barbin, representando a secretária municipal Eloisa Arruda, participou do evento em companhia de outras autoridades e visitou o balcão de atendimento. Além de denúncias, serão promovidos serviços de acolhimento e redirecionamento de pessoas em situação de vulnerabilidade aos centros de cidadania e outros programas de defesa dos Direitos Humanos.


O Descomplica SP, inspirado no Poupatempo do governo estadual, ofertará atendimento de excelência ao cidadão paulistano. A unidade deverá oferecer cerca de 1,7 mil atendimentos por dia em 51 postos à disposição da população, mantidos por 11 secretarias municipais com atendimento presencial e Correios.


A lista de serviços inclui desde 2ª via de IPTU até alistamento militar, emissão de carteira de trabalho, solicitação de Bilhete Único, cartões de estacionamento para idosos, para pessoas com deficiência e ativação de seguro-desemprego, entre outros.


Outra vantagem do modelo de atuação do programa está na descentralização do atendimento presencial da Prefeitura. A ideia da prefeitura é ampliar progressivamente a oferta de serviços no Descomplica SP, com o estabelecimento de parcerias nas esferas estadual e federal.