Dia Internacional da Tolerância

 

 

Em 1995 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 16 de novembro como o Dia Internacional da Tolerância. Tolerância aos direitos humanos fundamentais para as pessoas, evocando o princípio da liberdade de pensamento, opinião, consciência, religião. Dignidade.

A tolerância é uma parte da resposta aos desafios de permitir que sejam construídas pontes e promoções de uma maior consciência e respeito. Ela é a base do respeito mútuo entre as pessoas e comunidades; e é essencial para construir uma sociedade unida em torno de valores comuns, assegurando que aqueles que sofrem de discriminação estejam presentes em uma humanidade mais justa.

A tolerância não significa aceitar todas as práticas e opiniões. É essencial combater o ódio e a discriminação. Neste Dia Internacional da Tolerância, que cada um de nós possa exercitar o olhar para o próximo como a si mesmo. Só assim poderemos buscar o diálogo e a compreensão entre todas as pessoas, criando um mundo mais justo e, claro, mais tolerante. Rumo a paz.