SMDHC lamenta morte do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns

Dom Paulo Evaristo Arns. Foto: Fabio Braga (Folhapress)

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) lamenta a morte do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, aos 95 anos, na manhã desta quarta-feira (14).

Conhecido como “cardeal da esperança”, Dom Paulo foi uma referência para os direitos humanos com uma atuação voltada para a defesa e promoção de direitos, especialmente das populações mais vulneráveis. Seu trabalho foi decisivo para a história da democracia, sobretudo no contexto da ditadura civil-militar, quando lutou contra as torturas praticadas, pela preservação de documentos do período e a favor das Diretas Já.

Iniciativas como a publicação “Testemunho de paz”, a criação da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, o Projeto Brasil: Nunca Mais, a criação da Pastoral da Infância, com a irmã Zilda Arns e a criação do Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo, refletem o compromisso e a dedicação de Dom Paulo com a justiça social e proteção dos mais vulneráveis.

Homenagem à Dom Paulo Evaristo Arns, na cerimônio de entrega do prêmio de Direitos Humanos que leva seu nome. Foto: Paulo Pereira

Nesta segunda-feira (12) foi realizada mais uma edição do Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, criado pela secretaria em 2014 como forma de reforçar a importância da trajetória pessoal de Dom Paulo e homenagear personalidades que sigam na luta pelos direitos humanos.

O premiado desse ano foi o Padre Jaime Crowe, com reconhecida atuação na região do Jardim Ângela, que em sua fala lembrou a inspiração do cardeal e, ao lado do Prefeito Fernando Haddad, conduziu uma oração do “Pai-Nosso” dedicada à saúde de Dom Paulo.