Cinema de mulheres durante ditadura é tema do próximo CineDH

Sessão especial destaca recorte de gênero na produção cinematográfica do período de repressão

 O desafio de ser mulher, militante e artista durante o regime civil-militar é o tema do próximo Cine Direitos Humanos. As sessões especiais são fruto de uma parceria da Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania( SMDHC) com o projeto Mulheres Artistas na Ditadura.

Neste sábado (9) às 11h será exibido o filme "Os homens que eu tive", da Tereza Trautman, seguido de debate com a advogada de presos políticos, Rita Sipahi, e o cineasta Reinaldo Cardenuto. No sábado seguinte (16) serão exibidos “Vanja Vai, Vanja Vem” e “15 filhos” também com debate, ainda sem confirmação dos convidados. Como acontece desde a criação do Cine Direitos Humanos, as sessões de sábado são no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca. Nas quartas-feiras 13 e 20 acontecem as mesmas sessões no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes às 19h.

O projeto Mulheres Artistas na Ditadura foi idealizado e coordenado pela atriz e gestora cultural, Priscilla Leal. Este é o primeiro evento público do projeto desde 2014 . Segundo Priscilla, a intenção inicial era somente resgatar artistas mulheres do período, mas o recorte como regime civil-militar foi inevitável. “Não dá pra falar de mulheres das décadas de 60, 70 e 80 e não falar em ditadura”, conta.

As sessões são uma forma de contribuir não só com o fomento à cultura, mas com a preservação da memória. Priscilla conta ainda que resgatar essas produções hoje ajuda a luta das mulheres contra a desigualdade de gênero e a cultura do estupro. “Enquanto as mulheres dos EUA e da Europa explodiam com o feminismo, aqui no Brasil elas sofriam a repressão do AI-5”.

Serviço
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Avenida Inácio Monteiro, 6900
Dias 13/7 e 20/7, quartas-feiras, 19h

Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
Dias 9/7 e 16/17, sábados, 11h

Sessões gratuitas