Ruas de Memória inicia debate sobre mudança do nome da Praça Milton Tavares de Souza

O nome é uma homenagem ao general que dirigiu os DOI-CODI do Brasil e os moradores do bairro poderão participar da escolha do novo nome

 Neste sábado, a partir das 16h, a Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) estará na Praça General Milton Tavares de Souza, no Jardim Japão, em mais uma mobilização do programa Ruas de Memória para promover o debate público sobre símbolos da ditadura militar nas ruas da cidade.

Milton Tavares de Souza, conhecido como Caiveirinha, foi diretor do Centro de Informações do Exército (CIE) durante o governo Médici do regime civil-militar. No período ele liderou as os DOI-CODI de todo o Brasil, órgãos responsáveis por torturas e assassinatos de opositores ao regime. Ele também foi um dos planejadores da repressão à guerrilha do Araguaia. A escolha do novo nome também será discutida com os moradores da região.

O programa Ruas de Memória, iniciado em maio de 2015, tem como o objetivo central, a alteração progressiva dos nomes de logradouros e equipamentos públicos de São Paulo que fazem referência a pessoas, fatos ou datas associados à repressão durante a ditadura militar. Entre os objetivos específicos, está a territorialização do debate sobre memória e verdade e o legado autoritário da ditadura civil-militar, por meio de mobilizações locais e consultas públicas.

Mais informações no link do evento.