20ª Parada do Orgulho LGBT será marco da luta contra a transfobia

Haddad assinou hoje (24) decreto que inclui evento no calendário oficial de São Paulo

Foto: César Ogata/Secom

Realizada há 20 anos na cidade, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo - a maior do mundo, já relacionada no Guinness, o livro dos recordes - acontece neste domingo (29) e traz como temática desta edição as reivindicações do segmento T - travestis, mulheres transexuais, homens trans e transgêneros.

A reafirmação do tema do ano foi feita nesta terça-feira (24) em entrevista coletiva em que o prefeito Fernando Haddad, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe de Paula, e demais representantes de entidades envolvidas detalharam o desenvolvimento do evento no próximo domingo.

Com o lema “Lei da Identidade de gênero já! – Todas as pessoas juntas contra a transfobia”, a Parada deste ano fortalecerá a campanha para que a Lei de Identidade de Gênero, que atualmente tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, seja aprovada, contribuindo para o fim da homofobia no Brasil.

Haddad coloca a Parada no calendário oficial
Durante a entrevista coletiva o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou decreto que inclui a Parada de Orgulho LGBT no calendário oficial de eventos da cidade.

Prefeito Fernando Haddad. Foto: César Ogata/Secom

“Curiosamente há muitas iniciativas de incluir no calendário da cidade as mais diversas homenagens, mas ninguém se lembrou durante 20 anos de incluir a Parada no calendário oficial. Estimulamos algumas pessoas a fazerem isso por lei, mas como não houve a iniciativa, eu resolvi baixar um decreto. Depois de 20 anos, é o mínimo que podemos fazer”, afirmou o prefeito.

“Essa 20ª Parada LGBT dá continuidade a um ciclo vitorioso para as políticas LGBT na cidade de São Paulo. Se a gente rememorar de 2013 para cá, tivemos a inauguração de dois Centros de Cidadania LGBT e entraram em circulação duas unidades móveis que levam apoio jurídico e psicossocial à população de São Paulo. Além de programas inovadores como o Transcidadania, um sucesso, com um trabalho que tem uma relação muito direta com o tema da Parada deste ano, que é a identidade de gênero, do qual a gente não abre mão”, disse o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe de Paula.

Secretário Felipe de Paula. Foto: César Ogata/Secom

A participação da Prefeitura se dá com o apoio de infraestrutura para a Caminhada Lésbica, no sábado, e para a Parada no domingo. “A 20ª Parada se em um momento complicado para os direitos humanos, e sob este aspecto político, não aceitaremos nenhum passo para traz. Aqui somos todos iguais e vamos deixar isso claro para o país inteiro”, completou Felipe.

“Neste ano trouxemos a demanda da visibilidade do segmento T buscando a aprovação de uma lei. Este segmento é uma parte da comunidade LGBT que sofre muito com o preconceito, a evasão escolar, a falta de inserção no mercado de trabalho. Hoje, para se ter uma mudança no nome, é preciso entrar com um processo na justiça, passar por uma perícia médica e passar pelo crivo de um juiz, que pode ser uma pessoa preparada ou uma pessoa imbuída de preconceito. Com a lei, a pessoa só precisaria ir ao cartório fazer o pedido, algo muito mais lógico e que facilita a vida de todo mundo”, reforçou o presidente da Associação da Parada do Orgulho LBGT de São Paulo, Fernando Quaresma

A Parada deste ano
A Parada LGBT 2016 terá 17 trios e a presença de mais de 30 DJs e um grande número de artistas, entre os quais Pepe e Neném Alinne Rosa, Anália, alem de atrações surpresas. Com concentração a partir do vão livre do MASP, os trios e participantes da Parada desfilarão pela Avenida Paulista a partir das 12h de domingo, descendo pela Rua da Consolação. O show de encerramento está programado para o Vale do Anhangabaú, a partir das 18h.

Entre os eventos que antecedem a Parada, haverá, ainda, a Feira da Diversidade, no Vale do Anhangabaú, que tem como principal objetivo propagar a cultura da aceitação e do respeito à diversidade. Na próxima 6ª feira, na Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, será entregue o Prêmio de Cidadania e Incentivo à Diversidade. Dois mil ambulantes estão cadastrados para trabalhar nas ruas no próximo domingo.