Cine-Cicletada homenageia os torturados, mortos e desaparecidos durante a ditadura militar

O festival percorrerá 12km e exibirá filmes nacionais e internacionais que fogem do circuito comercial Dentre os títulos exibidos estão o curta chileno "História de um urso", vencedor do Oscar 2016 de melhor curta de animação, e "Marimbás", único filme dirigido por Vladimir Herzog

 

O Cine-Cicletada 2016 - Especial Memória e Verdade vai reunir os amantes da bicicleta e do cinema na Praça do Ciclista, no dia 9 de abril, às 17 horas. De lá, em comboio, os ciclistas percorrem lugares de memória da cidade, como o Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, criado pelo arquiteto Ricardo Ohtake e inaugurado pela Prefeitura de São Paulo, em 2014. Ali, serão projetados os curtas "Projeto 68", filme de Julia Mariano sobre a Passeata dos Cem Mil, e "Marimbás", assinado pelo jornalista Vladimir Herzog.

O percurso passa pelo antigo DOI-CODI, na Rua Tutoia, e o destino final é a Cinemateca Brasileira, na Vila Mariana, onde todos os curtas selecionados serão exibidos em um telão de 16 por 4 metros. A sessão apresenta curtas nacionais e internacionais que abordam as violações aos direitos humanos praticadas durante as ditaduras militares no Brasil e na América Latina.

Um dos títulos é a animação chilena "História de um urso", de Gabriel Osorio. Vencedor de melhor curta de animação do Oscar 2016, o filme narra de forma singela e emocionante algumas lembranças de quem sofreu os anos sob domínio do general Augusto Pinochet. 

Ao final da exibição, o DJ Tatá Aeroplano comanda o encerramento do evento que conta ainda com os food trucks Los Mendozitos, de vinhos, e Granbom, com receitas vegetarianas. A novidade desta edição é que a bicicletada será transmitida ao vivo na Cinemateca, a partir das 18h30. Quem preferir pode ir direto para lá. Em caso de chuva, o evento NÃO será cancelado.

O Cine-Cicletada 2016 é realizado pelo Ciclo Coletivo e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O projeto é realizado em parceria com a Cinemateca Brasileira e tem produção da Okra Filmes.

O evento, que está em sua 5ª edição, ocorre desde 2012 com entrada gratuita, valorizando a bicicleta como alternativa à mobilidade urbana ao inverter a prioridade histórica do automóvel na cidade. Com o tema "Memória e Verdade" as atividades deste sábado, 9/4, propõem uma nova forma de utilização dos espaços públicos e resgatam as ruas como locais de convivência, de exercício do Direito à Cidade e de produção e difusão cultural aberta a todos.

Programação 

17h - Concentração na Praça do Ciclista (Avenida Paulista)
18h - Deslocamento dos ciclistas por espaços de memória da cidade
21h - Cinema ao ar livre, discotecagem e food trucks na Cinemateca Brasileira
 

Seleção de Curtas-Metragens 

PROJETO 68, de Julia Mariano. Doc, 13m. (2008)
O movimento estudantil comanda as maiores manifestações contra a ditadura, num crescente desde a morte do estudante Edson Luís até o clímax na Passeata dos Cem Mil. Com imagens realizadas por Glauber Rocha, Silvio Da-rin, e fotografias de Pedro de Moraes e Evandro Teixeira. Projeto 68 remonta em imagens e sons dessa trajetória.

MARIMBÁS, de Vladimir Herzog. Doc, 11min. (1963)
Único filme do jornalista Vladimir Herzog, o curta-metragem Marimbás (1963), produzido no estilo do “cinema verdade”, mostra a presença dos marimbás, intermediários entre a pesca e as sobras do produto, em oposição aos pescadores e aos banhistas da praia no Posto 6 em Copacabana.

ACONTECEU BEM AQUI - RUAS E ELEVADOS, de Camilo Tavares. Doc, 9min. (2015) Realização: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
O curta apresenta lugares da cidade de São Paulo simbólicos na luta pela preservação da democracia e dos direitos humanos.

VLADO E BIRRI: ENCONTROS, de Mariana Weis e Laura Faerman. Doc, 12min. (2012)
Trata-se de um vídeo-homenagem à memória de Vladimir Herzog e a memória dos que lutaram pela democracia no periodo da ditadura militar nos vários países latino-americanos. Feito somente com material de arquivo, o filme mergulha na história pessoal de uma personagem, mas através dela, entramos em contato com uma rede de relações e pessoas ligada ao cinema e às lutas democráticas.

UMA FAMÍLIA ILUSTRE, de Beth Formaggini. Doc, 15m. (2015)
Conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clinico que trabalha com direitos humanos.

ENTRE IMAGENS - INTERVALOS, de Andre Fratti e Reinaldo Cadernutto. Doc, 22min. (2016) Realização: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
A vida do artista Antonio Benetazzo em intervalos. A história de um país entre imagens.

HISTÓRIA DE UM URSO (BEAR STORY), de Gabriel Osorio. Animação, 11min. (2015)
Filme vencedor do Oscar 2016 de melhor curta-metragem em animação. A história de um pai urso que recorda como foi sequestrado por militares, afastado da sua esposa e do seu filho e forçado a trabalhar num circo.

 

Cine-Cicletada 2016
Dia 9/4, sábado, 17h (Duração: 5h)
Saída da Praça do Ciclista
Av. Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação
Grátis. Classificação: não recomendado para menores de 12 anos
Obs.: Recomendado usar capacete