Cine Direitos Humanos completa dois anos e se expande para a periferia

Projeto que leva sessões gratuitas ao Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca, terá exibições semanais em Cidade Tiradentes

Projeto leva sessões gratuitas de filmes com temática de direitos humanos ao Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca, na região central, todos os sábados, às 11h. A partir do dia 09 de setembro, filmes serão exibidos também no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

No próximo sábado (29/8), o Cine Direitos Humanos completa dois anos de existência e, para comemorar a data, haverá a exibição simultânea de dois filmes: “Que horas ela volta?”, da cineasta Anna Muylaert, e o documentário “Cassandra Rios: a safo de Perdizes”, dirigido por Hanna Korich, em sessão que celebra o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.

Após as projeções, em ambas as salas serão realizados debates com as respectivas diretoras dos filmes, além do secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Rogério Sottili, na sessão de "Que horas ela volta?".

Ao completar dois anos, o Cine Direitos Humanos terá também projeções toda quarta-feira, a partir do dia 9 de setembro, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Chegar à periferia da cidade de São Paulo sempre foi um objetivo do projeto, agora efetivado. Na primeira sessão, haverá a exibição do filme “Esse amor que nos consome”, de Allan Ribeiro.

Dois anos do Cine Direitos Humanos

"Que horas ela volta?" (Brasil, 2015, 114 min, classificação indicativa 14 anos). Dir: Anna Muylaert. Com: Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas.
O longa retrata a história da pernambucana Val, que saiu do nordeste e se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Treze anos depois, Jéssica vai prestar vestibular na capital paulista e se muda para encontrar a mãe. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.

No prestigioso Festival de Sundance, as atrizes Regina Casé e Camila Márdila dividiram o prêmio especial de interpretação da mostra World Cinema. Já na mostra Panorama do Festival de Berlim, ‘Que horas ela volta?’ conquistou o prêmio do público e o prêmio da Confederação de Cinemas de Arte e Ensaio. Além disso, está sendo apontado pelo site Indiewire como candidato ao Oscar de filme estrangeiro em 2016.

"Cassandra Rios: a safo de Perdizes" (Brasil, 2013, 62 min, classificação indicativa 16 anos). Dir: Hanna Korich
O documentário retrata a trajetória de Cassandra Rios (1932-2002), escritora lésbica mais censurada pela ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) sob alegação de pornografia, com 36 livros apreendidos, o que levou a sua bancarrota e ao fechamento de sua livraria.

Ela foi a primeira autora a abordar o lesbianismo de forma aberta na literatura brasileira, tendo começado a publicar em 1948, e a primeira também a falar da mulher como um ser sexual, que tinha desejo.
Bestseller absoluta nas décadas de 1960 e 1970, com mais de um milhão de exemplares vendidos, é autora de títulos como “A Tara”, “Tessa, a Gata”, “Volúpia do Pecado”, “A Paranóica”, entre outros.

Após a exibição do documentário, ocorrerá um debate com Hanna Korich, diretora do documentário. A sessão celebra o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado em 29 de agosto.

O Projeto

Criado com a proposta de exibir filmes brasileiros e internacionais cujo enredo dialogue com temas ligados aos direitos humanos, em sessões gratuitas, o projeto Cine Direitos Humanos é uma iniciativa da SMDHC, com apoio do Grupo Circuito Espaço de Cinema.

Com curadoria de Francisco Cesar Filho, o projeto promove projeções todos os sábados, às 11h, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca. Inaugurado em setembro de 2013, o Cine Direitos Humanos já apresentou em pré-estreia os longas inéditos “De Menor”, de Caru Alves de Souza; “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz; “Militares da Democracia: Os Militares Que Disseram Não”, de Silvio Tendler; “Avanti Popolo”, de Michael Wahrmann; “Os Dias Com Ele”, de Maria Clara Escobar; “Revolução Sexual em Cuba”, de Jon Alpert; “Corte Seco”, de Renato Tapajós; “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa; “Osvaldão”, de Vandré Fernandes, Ana Petta, F. Bardella e André Michiles; “Rio Cigano”, de Júlia Zakia; “Nem Caroço Nem Casca – Uma História de Quilombolas”, de Will Martins; “11:02 de 1945 – Retratos de Nagasaki”, de Roberto Fernández; “Parto para a Liberdade”, de Jesus Chediak; “Ossadas da Vala Clandestina de Perus, de 1970 a 2015” – Equipe GGN Notícias; e “A Batalha da Maria Antonia”, de Renato Tapajós.