Nota de pesar pelo falecimento de participante do programa Transcidadania

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania está de luto pelo falecimento de uma das participantes do Programa Transcidadania, La Monique de Roma, 43 anos, baleada em episódio de latrocínio, na madrugada de ontem, 14 de maio de 2015, na região do Jockey Club, bairro do Butantã, São Paulo.

La Monique é mais uma vítima de um contexto de alta vulnerabilidade. Assim como ela, várias(os) travestis e transexuais vivem da prostituição, uma das poucas alternativas que encontram para sua subsistência, já que o preconceito por suas identidades de gênero impacta seu cotidiano nas mais diversas dimensões, e, em especial, nas oportunidades de trabalho que lhes são ofertadas.

Ressaltamos a dedicação e empenho de La Monique às atividades do Programa Transcidadania, momento no qual retomou seus estudos após 15 anos longe da sala de aula. A luta pelo resgate de sua dignidade como cidadã travesti será sempre parte constituinte de sua trajetória. Solidarizamo-nos especialmente com familiares, amigas e amigos de La Monique, parceiras e parceiros do Programa Transcidadania e todas e todos aqueles(as) que diariamente fazem a disputa por uma sociedade que respeite e promova cada vez mais os direitos humanos.