“Prefeitura no Bairro” chega ao Itaim Paulista

Suplicy visita Conselho Tutelar local e fala sobre o Juventude Viva

Neste sábado (11), o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, compareceu ao Parque Santa Amélia, no Itaim Paulista, para o evento de encerramento da 3ª edição do “Prefeitura no Bairro”, programa que leva serviços voltados ao cidadão, intervenções de zeladoria e políticas públicas para os bairros mais distantes e carentes de São Paulo. Suplicy marcou presença nas sete tendas e três vans concentradas no Parque Santa Amélia, que ofereciam serviços sociais como regulamentação de documentos, emissão de Carteira do Trabalho, cadastramento para o Bolsa Família, projetos do Conselho Tutelar local e auxílio a microempreendedores. “É importante ouvir os anseios e as dificuldades de uma população bastante carente como a do Itaim Paulista”, disse o secretário. A próxima edição do projeto já está marcada para esta segunda-feira (13), que será realizada no Jardim Arpoador, localizado no bairro do Butantã.

Acompanhado do prefeito Fernando Haddad, da vice-prefeita Nádia Campeão, do subprefeito de Itaim Paulista, Miguel Gianetti, e de secretários municipais, Suplicy foi surpreendido quando chegou à terceira tenda. Ali, estavam concentrados agentes do Conselho Tutelar local. Das mãos da estudante Vitória Soares do Monte Pereira, de 13 anos, recebeu uma carta reivindicando melhorias para o bairro onde vive. “Pedi por mais segurança pública, educação, saúde e lazer”, disse a menina, participante do projeto Imprensa Ação Jovem, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sud Mennucci, que também entregou uma carta a Fernando Haddad. O secretário ficou admirado pelo conteúdo dos escritos. “Sintetiza muito bem as necessidades do bairro vistas por uma adolescente de 13 anos”, afirmou. “Vamos colocar essas pautas em discussão”.

Após visitar todas as tendas, Haddad e Suplicy se dirigiram ao pequeno campo de futebol dentro do Parque Santa Amélia, onde os pequenos jogadores do ABS Sports os aguardavam. Um dos principais pontos do programa “Prefeitura no Bairro” é o fomento ao esporte – há projetos para compra de novos equipamentos e aluguel de transportes para os meninos. O prefeito perguntou aos garotos se o colégio estava mais difícil, já que o seu principal projeto para educação é “devolver à escola o direito de aprovar ou reprovar o estudante de acordo com o desempenho dele”. Após ouvir o discurso, o palmeirense Rodrigo Kawan, de 11 anos, levantou a mão e fez uma reclamação: “A professora de artes agora só dá texto, não nos deixa desenhar mais”. O prefeito retrucou, para riso de Suplicy. “Antes, era igual driblar criança de três anos”, disse. “Todo mundo conseguia passar de ano”.

Para finalizar o evento, o grupo de capoeira Tocaia, projeto local que existe há 12 anos, foi convidado para tocar. Emocionado com a presença de Suplicy, com a mão dividida entre o microfone e o berimbau, Valdir Bezerra, conhecido como Mestre Reco, chamou o secretário ao palco. Suplicy subiu e cantou a música “Marinheiro Só” junto aos integrantes do grupo. “É tão bonita essa música”, disse Suplicy. “Gosto bastante de capoeira, mas não que eu saiba jogar.” Aquela não era a primeira vez que o Mestre Reco encontrava Eduardo Suplicy. Em 2002, Valdir ensinava capoeira em uma escola de São Mateus, quando Suplicy passou pelo local, ouviu sons de berimbau e entrou para conferir o que era. Enquanto os garotos da Tocaia guardavam os instrumentos, Suplicy seguiu para o próximo compromisso.

Visita ao Conselho Tutelar de Itaim Paulista
Suplicy chegou ao número 23 da Rua Caraipé das Águas, aproximadamente às 11h30. O prédio de dois andares sedia o Conselho Tutelar de Itaim Paulista. Eduardo Suplicy abriu a reunião com a leitura da carta da estudante Vitória Soares do Monte Pereira para as 12 pessoas presentes na reunião, agentes do Conselho Tutelar local e coordenadores do Plano Juventude Viva. Os principais assuntos debatidos foram segurança pública, projetos feitos pela organização local e a situação dos jovens em Itaim Paulista.

“Foi da maior relevância o Conselho Tutelar me transmitir os problemas e como eles procuram atender a população bastante carente, onde há mães e pais que se preocupam com as suas crianças envolvidas em drogas e doenças”, disse Suplicy. Um dos representantes do Plano Juventude Viva era o pesquisador e estudante de Filosofia, Gerson Sampaio. “Os conselheiros puderam trazer as demandas especificas das crianças e dos adolescentes, principalmente as questões de violência e violação de direitos que a juventude passa aqui na região”, disse. Gerson também comentou sobre como está o Plano Juventude Viva, que chegou ao Itaim Paulista em novembro de 2014: “Temos uma relação estreita com a Supervisão de Saúde, principalmente com o núcleo de prevenção a violência, com o Fórum de Criança e Adolescente, e com organizações regionais que lidam com o atendimento de jovens negros que acabam se tornando alvos prioritários da ação violenta pelos agentes públicos.” 

 

facebook.com/SMDHC