Suplicy defende diálogo e ampliação de políticas públicas para pessoas em situação de rua

Secretário esteve na Tenda Bresser e reafirmou compromisso com os movimentos sociais

Em encontro com pessoas em situação de rua realizado no domingo, (8), o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, defendeu a ampliação de políticas públicas para moradia e repudiou os atos de violência física praticados pela polícia militar, na manhã da última sexta-feira, (6), contra os ocupantes do Espaço de Convivência Tenda Bresser. “Estou aqui para ouvir vocês e trazer ideias para chegarmos a um consenso”, disse. O secretário afirmou que a reunião foi o “primeiro passo para acabarmos de vez com os problemas da população de rua”.

De acordo com Suplicy, os resultados do diálogo serão apresentados ao prefeito Fernando Haddad para que sejam tomadas as providências necessárias em busca de uma solução. Na presença do secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, Suplicy apresentou o projeto Renda Básica de Cidadania. De sua autoria quando senador, a Lei n° 10.835 que institui a Renda Básica de Cidadania foi sancionada em janeiro de 2004. “A Renda Básica tem que ser estabelecida por etapas, começando pelos mais necessitados, como faz o Bolsa Família, até que um dia se tornará um direito para todo e qualquer residente no Brasil.”

Com três anos de existência, a Tenda Bresser abriga, atualmente, mais de 300 pessoas por dia, oferecendo alimentação, educação e higiene, visando o fortalecimento do processo de socialização dos ocupantes.

Segundo o padre Julio Lancellotti, defensor da causa da população em situação de rua, a melhor saída é pelo diálogo e não por meio da violação de direitos. “Buscaremos uma solução construída pelo povo, humana e que tenha uma providência de imediato”, afirmou. “A chegada do Suplicy como secretário de Direitos Humanos é a certeza de que o poder público estará aberto ao debate e contra a postura sangrenta da polícia”, ressaltou.

Ao apresentar soluções, a coordenadora em exercício de Políticas para População em Situação de Rua da SMDHC, Virgínia Luz Schmidt, destacou as parcerias com o governo federal em programas como ‘Minha Casa, Minha Vida’ e ‘Bolsa Aluguel’. “Aprovamos no ano passado um termo de privilégio para pessoas em situação de rua dentro dos critérios de seleção nos programas sociais”, salientou. “Além disso, estamos trabalhando para que as tendas sejam aprimoradas e requalificadas como centros de qualidade”, finalizou.