Tradicional festa da Alasita reúne milhares de pessoas no Parque Dom Pedro II

Cerca de 80 barracas apresentaram gastronomia e artesanato boliviano na celebração ao deus da abundância e da prosperidade, El Ekeko

Com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a comunidade boliviana da cidade de São Paulo comemorou no último sábado (24), a tradicional feira Alasitas, em homenagem ao Deus da Abundância, El Ekeko. Também participaram da festividade o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Rogério Sottili, o coordenador de Políticas para Migrantes da SMDHC, Paulo Illes, além de vereadores e deputados.

 Organizada pela Associação de Empreendedores Bolivianos da Rua Coimbra (ASSEMPBOL) e pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), a festa é realizada desde 1999 e, no ano passado, foi incluída no calendário oficial do município. “Vim aqui para prestigiar essa festa linda que vocês fazem. Enquanto o PT governar a cidade de São Paulo e o Brasil, os bolivianos serão tratados como brasileiros”, disse Lula, ao ser chamado no palco da festa. O ex-presidente enfatizou a contribuição dos imigrantes à cultura e à economia do país e lembrou os avanços na integração latinoamericana. O comentário se referia especialmente ao ano de 2009, quando uma grave crise econômica mundial desencadeou muitos casos de perseguição a estrangeiros e Lula anistiou 42 mil imigrantes que viviam no Brasil, sendo 32 mil bolivianos.

 De modo semelhante, Rogério Sottili destacou as políticas públicas da Prefeitura de São Paulo para os imigrantes, reforçando a importância dos estrangeiros na formação cultural e na economia da cidade. Sottili fez coro ainda em prol do direito ao voto do imigrante, uma antiga reivindicação dos estrangeiros que vivem no país. O Brasil é um dos únicos países da América do Sul onde o imigrante não tem direito de votar nas eleições. “Aqui vivo, aqui voto”, disse Sottili, usando o slogan da campanha pelo direito de participar da vida política do país.