Nota de pesar pelo assassinato do jovem Thiago Vieira da Silva

Segundo reportagem da RedeTV veiculada ontem, dia 11, na noite do dia 9 de dezembro, véspera do dia internacional dos direitos humanos, o jovem Thiago Vieira da Silva, 22 anos, foi assassinado por dois policiais militares no Jardim São Luís, na zona sul de São Paulo. Depois de ter sido baleado com dois tiros, o jovem pediu por socorro três vezes e, em seguida, foi alvejado mais oito vezes pelos dois agentes. A execução foi filmada por moradores do local e, ainda segundo a reportagem, contradiz a nota oficial emitida pela Secretaria Segurança Pública do estado de São Paulo.

O assassinato do jovem Thiago não é um fato novo e tampouco deve ser considerado uma exceção. De acordo com dados da Anistia Internacional, apenas no primeiro semestre de 2014, 434 pessoas foram mortas pelo braço armado do Estado, sendo que a grande maioria das vítimas eram negras. Mesmo que, legalmente, no estado de São Paulo a figura jurídica “resistência seguida de morte” tenha sido revogada, na prática, ainda vemos que a juventude negra e pobre das periferias continua sendo morta, o que fere os direitos humanos e os princípios de um Estado Democrático de Direito.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio de sua Coordenação de Políticas para Juventude, vem por meio desta nota lamentar publicamente o ocorrido e informar que encaminhará esta denúncia ao Ministério Público, bem como à Ouvidoria e à Corregedoria da Polícia para que investiguem o caso e, sendo confirmada a responsabilidade dos agentes envolvidos, tomem as devidas providências para puni-los.

Solidarizamo-nos com os familiares e amigos do jovem Thiago e de todos os outros jovens vítimas da violência de Estado.