Ocupação criativa do espaço público marca início do 2º Festival de Direitos Humanos

As atividades começaram cedo com a abertura do Presente Surpresa em frente à Prefeitura e inauguração do Espaço Cidadania nas Ruas

 

Organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) o 2º Festival de Direitos Humanos "Cidadania nas Ruas" teve início nesta segunda-feira (8), com um ato simbólico no centro da cidade. Pouco antes das 9h, jornalistas e muitos curiosos já se concentravam em frente ao Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, para aguardar a  abertura de uma enorme caixa de presente instalada há cerca uma semana no local.

Com cerca de 3 metros quadrados, a Gift Box - que à primeira vista se confunde com as montagens natalinas desta época do ano - contém em seu interior imagens e relatos de vítimas de exploração sexual, laboral, servidão doméstica, além de casos de adoção ilegal de crianças e tráfico de órgãos. A denúncia lança, junto com a abertura da Semana dos Direitos Humanos, uma Campanha pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo promovida pelas secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Associação 27 Million.

Após abertura da caixa, o ato seguiu para o Espaço Cidadania nas Ruas, na Praça do Patriarca, onde o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, anunciou o início das atividades do Festival enfatizando a importância de se criar um momento no calendário oficial da cidade para a reflexão e a promoção de uma cultura dos direitos humanos. "A ocupação da praça é uma intervenção para dizer que o espaço público precisa ser habitado, precisa ser vivenciado. O festival é um momento para refletirmos qual a cidade que a gente quer. Para refletirmos a construção de uma cidade mais humana, ocupada pelas pessoas", disse Sottili.

O Espaço Cidadania nas Ruas transformou inteiramente a Praça do Patriarca com plantas,  sombras, redes, cantinhos e áreas de lazer e convívio. Criou uma praça na Praça, convidando o público a experimentar a cidade de uma outra forma. O espaço é temporário e funciona até o próximo sábado (13), com programação diária das 9h às 18h. O festival segue até domingo, dia 14. Confira a programação completa aqui e participe!