Mural apagado no túnel da Paulista será grafitado novamente

Intervenção artística reunirá diversos grafiteiros nos dias 1 e 2 de novembro

O túnel José Roberto Melhem, localizado no cruzamento da Avenida Rebouças com a Avenida Paulista, será grafitado novamente nos dias 1 e 2 de novembro, a partir das 8h do sábado até domingo à noite. No final de setembro, o grafite que havia no túnel foi apagado para a divulgação de um evento universitário do curso de Medicina da Universidade de São Paulo. Produzido durante o "Festival de Direitos Humanos: Cidadania nas Ruas" – promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em dezembro de 2013 – o mural apagado trazia o trabalho de diversos artistas como Binho, Bonga, Snek, Minhau, Crânio, Eco, Tinho, Bieto, e outros grandes nomes do grafite paulistano.

Para solucionar o impasse, a Coordenação de Políticas para Juventude da SMDHC se reuniu no dia 10 de outubro com os grafiteiros Bonga, Graphis, Nick, Jacqueline (representando Binho), um representante da comunidade do Glicério, o rapper Difunção e o aluno do curso de medicina da USP, Erikson Hoff, representante do Show Medicina. Após a reunião, os alunos de medicina se responsabilizaram a repintar o muro para prepará-lo para uma nova intervenção artística, além de arcar com todos os custos do novo grafite. Em nota, o Show Medicina ainda se comprometeu a não pintar em cima do mural nos próximos anos, compreendendo que a arte de rua é símbolo da conexão e da apropriação do centro pelas periferias de São Paulo.

Diversos artistas como Tinho, Bieto, Nick, Feik, Tikka, Niu, Nem, Choras, Locones, Leon, Tche, Lipe, Jerry, Jey, Evol, Mundano e Graphis confirmaram presença na realização do novo mural.

Além da grafitagem no túnel da Paulista, acontecerá uma atividade social no Glicério, bairro da região central de São Paulo, envolvendo alunos e professores do curso de Medicina da USP, artistas e moradores do bairro. A atividade terá intervenções de grafite e ações de práticas da medicina ofertadas gratuitamente. O objetivo é sensibilizar a formação dos futuros médicos para questões sociais.