Conhecer para não repetir: 50 anos do golpe de 1964

Em outubro, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania realiza formação e inicia distribuição de materiais de referência sobre a ditadura civil-militar para escolas da rede municipal

 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Direito à Memória e à Verdade, organizou uma seleção de publicações sobre os anos da ditadura civil-militar no Brasil, para serem incluídos como material de apoio nos programas pedagógicos das escolas da rede municipal de educação. Os materiais começarão a ser distribuídos para as escolas, durante os encontros formativos do seminário “Conhecer para não repetir: 50 anos do golpe de 1964”, que acontecem entre 22 e 29 de outubro, na sede da Secretaria Municipal de Educação e nos CEUs Água Azul e Lajeado.

A seleção reúne livros e documentários que abordam, sob diversas óticas e com sensibilidade, as graves violações de direitos humanos praticadas neste período da história do País, que até hoje não foram totalmente reveladas. Entre os 6 itens que compõem a seleção estão o documentário ‘Verdade 12.528’ (2013, 55min), de Paula Sacchetta e Peu Robles, que faz um paralelo entre a impunidade do passado e as violações cometidas ainda hoje por agentes de Estado; o romance de estreia do jornalista Bernardo Kucinski, ‘K, relato de uma busca’, que narra, de forma pungente e avassaladora, a busca de um pai pela filha sequestrada pelo terrorismo de Estado, durante a ditadura no Brasil; e o finalista do Prêmio Jabuti 2014 ‘A Constituição de 1988, 25 anos – a construção da democracia & liberdade de expressão: o Brasil antes, durante e depois da Constituinte’, coordenado pelo jornalista Marcos Emílio Gomes.

Completam a lista: um cartaz com a arte do Cinquentenário, criada por Elifas Andreato para marcar as ações desenvolvidas pela SMDHC em memória aos 50 anos do golpe de 1964; o livro ‘Vala clandestina de Perus – desaparecidos políticos, um capítulo não encerrado da história brasileira’, publicado pela editora Instituto Macuco; e o documentário ‘O dia que durou 21 anos’, de Camilo Tavares.

O seminário, realizado pela SMDHC em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), é voltado para educadores da rede municipal e visa aprofundar os conteúdos dos materiais distribuídos e estimular a reflexão sobre esse período de exceção da história do Brasil e suas implicações nos dias atuais. Os encontros contarão com exibição de documentários, debate com os diretores e palestras com gestores públicos, ativistas e resistentes. Os educadores que participarem poderão reverter as 8 horas de formação em pontuação para a progressão profissional. Confira, a seguir, a programação completa do evento. 

 

 ♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

 

Programação – Turma 1
Local: Secretaria Municipal de Educação
Carga horária: 8 horas
Vagas: 150

Dia 22/10, das 18h às 22h

18h - Abertura com Larissa Beltramim, secretária em exercício de Direitos Humanos e Cidadania, e Joane Vilela, secretária-adjunta de Educação

19h - Exibição do documentário ‘Verdade 12.528’ (2013, 55 min, Brasil), de Paula Sacchetta e Peu Robles/João e Maria.doc
O documentário trata da criação da Comissão Nacional da Verdade, por meio de relatos de militantes que resistiram à repressão e de familiares de desaparecidos políticos. Os diretores traçam um paralelo entre a violência de Estado de ontem e de hoje, mostrando como a impunidade do passado se apresenta das violações cometidas por agentes de Estado nos tempos atuais.

20h - Debate com a diretora Paula Sacchetta e o tenente Francisco Jesus da Paz
Paula Sacchetta é jornalista, trabalhou na grande mídia em veículos como Globo, TV Brasil e jornal O Estado de São Paulo. Em 2012, ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com uma reportagem para o uma edição especial da revista Caros Amigos sobre a Comissão Nacional da Verdade. Francisco Jesus da Paz é um dos militares que lutaram pela resistência democrática. Atualmente é professor da PUC/SP.

Dia 29/10, das 18h às 22h 

18h - Exibição do documentário ‘Vala comum’ (1994, 34 min, Brasil), de João Godoy
O documentário busca recuperar historicamente a discussão sobre a abertura da Vala Clandestina de Perus - onde foram ocultados diversos corpos de mortos e desaparecidos políticos, pessoas assassinadas pelo Esquadrão da Morte, vítimas da fome e da meningite – por meio de depoimentos de familiares que lutaram ou ainda lutam para descobrir o paradeiro de seus entes queridos.

19h - Mesa: Vala Clandestina de Perus - sobre a violência de Estado de ontem e de hoje
A proposta da mesa é discutir a questão dos desaparecimentos forçados pelo Estado, ocorridos durante a ditadura civil-militar, e os impactos que têm no presente.

Com: Susana Lisboa, ativista dos direitos humanos, integra, desde 1979, a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. Militou na Ação Libertadora Nacional e viveu na clandestinidade. Foi casada com Eurico Tejera Lisboa, primeiro desaparecido político no Brasil. Foi dele o primeiro corpo de desaparecido político a ser localizado.

Seminário “Conhecer para não repetir: 50 anos do golpe de 1964” – Turma 1

Secretaria Municipal de Educação
Rua Doutor Diogo de Faria, 1247, Vila Clementino
Dias 22 e 29/10, das 18h às 22h

Entrada gratuita
Inscrições aqui 

 

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

 

Programação – Turma 2
Local: CEU Água Azul e CEU Lajeado
Carga horária: 8 horas
Vagas: 150

Dia 24/10, das 19h às 23h 

19h - Abertura com Valdirene Gomes, coordenadora-adjunta da Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da SMDHC

19h30 - Exibição do filme ‘30 anos da Anistia’ (2009, 17 min, Brasil), de Luiz Fernando Lobo
O filme retrata a história da ditadura militar no Brasil, a luta do povo brasileiro pela liberdade e pela Anistia. Durante um período sombrio da história do País, ouve-se um grito de esperança e justiça, do povo que reivindicou e conquistou seus direitos.

20h - Mesa: Vala Clandestina de Perus - sobre a violência de Estado de ontem e de hoje
Exibição do filme ‘Vala de Perus 2014’ (2014, 16 min, Brasil), de Maria Angélica Lemos, seguida de discussão sobre a abertura da Vala Clandestina de Perus e o trabalho atual da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em cooperação com UNIFESP e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, para analisar as mais de mil ossadas ali encontradas. Pretende-se ainda fazer uma relação entre os desaparecimentos forçados do passado e do presente.

Com: Clara Castellano, assessora da Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da SMDHC; e Eliana Faleiros Vendramini Carneiro, promotora de Justiça, associada ao Movimento do Ministério Público Democrático e mestre em Direito Penal.

22h - Oficina Silluetazo
Esta oficina é inspirada na experiência argentina denominada Silluetazo. A prática coletiva de reprodução de silhuetas humanas, com nomes dos presos e desaparecidos políticos, se repetiu em diversos períodos violentos da história do país. Os participantes da oficina poderão interagir, física e emocionalmente, num processo de representação “presença/ausência” dos mortos e desaparecidos.

Com: Valdirene Gomes, coordenadora-adjunta da Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da SMDHC; e Fábio Franco, filósofo e consultor da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Dia 28/10, das 19h às 23h 

19h - Debate: Direito à Memória e à Verdade no Festival ENTRETODOS
Exibição de curtas do Festival de Curtas-Metragens em Direitos Humanos ENTRETODOS, seguida de debate com o curador do festival, Jorge Grinspum. Mediadora: Carla Borges, coordenadora de Direito à Memória e Verdade da SMDHC.

Seminário “Conhecer para não repetir: 50 anos do golpe de 1964” – Turma 2

CEU Água Azul
Avenida Dos Metalúrgicos, 1262, Cidade Tiradentes
Dia 24/10, das 19h às 23h

CEU Lajeado
Rua Manuel da Mota Coutinho, 293, Guaianases
Dia 28/10, das 19h às 23h

Entrada gratuita
Inscrições aqui