Shows e atividades culturais do Mês da Juventude ocupam o Vale do Anhangabaú

Dexter, Flora Matos, Rashid e KL Jay agitaram os jovens da Cidade no sábado, dia 16, em evento que também teve exposição de fotos, Batalha de MCs e feira de empreendimentos juvenis

O último sábado, dia 16, foi de celebração para os jovens da Cidade. A Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) promoveu, no Vale do Anhangabaú, um grande show com Dexter, Flora Matos, Rashid e KL Jay, além de diversas atividades culturais, que celebraram o Dia Internacional da Juventude, comemorado no dia 12. O show e as atividades integraram o Mês da Juventude, que começou no dia 5 e segue até o dia 30 de agosto, com o objetivo de reforçar o papel dos jovens nos processos de participação social e ocupação dos espaços públicos da Cidade.

Confira a programação completa do Mês da Juventude

O público começou a ocupar o Anhangabaú por volta das 14h, circulando entre uma tenda e outra da feira de empreendimentos juvenis, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR). Uma delas trazia a Batalha de MCs e atraiu muitos visitantes.

Com oito MCs e temas sugeridos pelo público (desmilitarização da PM, água e acessibilidade foram alguns), cada batalha tinha três rounds de 30 segundos e a própria plateia votava, elegendo o melhor MC. O rapper batizado de Will Smith ia cativando o público com suas rimas e irreverência a cada etapa. Saindo com desenvoltura de temas espinhosos e da disputa com bons adversários, sagrou-se campeão da Batalha.

Gabriel Medina, coordenador de Políticas para Juventude da SMDHC, subiu ao palco antes do início dos shows para saudar o público. A seguir, por volta das 16h20, o rapper Rashid abriu a tarde de apresentações cantando ‘Mil cairão’, um de seus maiores sucessos.

Depois, houve a demonstração de KL Jay e o palco começou a ser preparado para Flora Matos. A plateia aproveitava para se refrescar e repor as energias numa das barracas de comida do local.

Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, esteve presente na festa, passeou pelas tendas da feira de empreendimentos juvenis e conheceu a exposição 'Piratas urbanos', de Sérgio Silva, fotojornalista que perdeu a visão de um olho em ação policial durante as manifestações de junho de 2013.

Por volta das 18h30, a brasiliense Flora Matos entrou no palco, cantando 'Como faz'. Dialogando com o público entre um som e outro, parecia ter guardado o melhor para o final: ‘Pretin’ levantou a galera, que não desanimou com a chuva que começava a cair.

A chuva apertou, mas a plateia não arredou. Com mixagens de clássicos da década de 90 e outros beats atuais, KL Jay retornou à mesa de som e tocou Sabotage, Racionais Mcs e outros hits de lendas do rap nacional.

Dexter entrou no palco com o público animado e, antes do show, enalteceu os artistas que já haviam se apresentado, além de outros nomes do rap presentes no local, como Nelson Triunfo – que subiu ao palco para cumprimentar a plateia – e SNJ.

Euforia e reflexão se alternaram durante o show, cujo setlist veio recheado de sucessos como ‘Destino do réu’ e ‘Como vai seu mundo’. “As pessoas, os governantes, precisam acreditar na nossa juventude. Ela tem conteúdo e ideia pra trocar. Vamos brindar a nossa liberdade e lutar por ela”, discursou.

O evento contou com o apoio da Subprefeitura da Sé.

 

Conheça a Coordenação de Políticas para Juventude da SMDHC

Em São Paulo, há uma coordenação municipal responsável pela defesa dos diretos dos jovens na Cidade: a Coordenação de Políticas para Juventude da SMDHC. Desde 2013, a Coordenação se propõe a ouvir e entender as demandas dos jovens em toda a sua diversidade, procurando romper as barreiras entre centro e periferia, ampliando o acesso e o direito à cidade, priorizando, sobretudo, a juventude negra das periferias de São Paulo.

Estudos recentes comprovam que jovens negros são as principais vítimas de homicídio na Cidade, além do principal alvo de abordagens policiais. O Plano Juventude Viva, lançado em outubro de 2013 em São Paulo, é um programa do governo federal que procura enfrentar a violência contra esses jovens, promovendo ações que proporcionem sua autonomia e a redefinição de suas trajetórias de vida. O Plano contempla dez distritos, envolvendo 14 secretarias municipais na articulação de políticas nos territórios mais vulneráveis.

Outra ação importante da Coordenação é a criação das Estações Juventude, um programa do governo federal que procura ampliar o acesso dos jovens a políticas públicas, divulgando projetos que dialoguem com as áreas de interesse da juventude. Serão duas estações em São Paulo: uma fixa, localizada no Centro Cultural da Juventude (CCJ), na zona norte, e outra itinerante, que funcionará como uma unidade móvel, ofertando serviços para jovens por toda a Cidade.

Aliada às secretarias municipais do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e de Educação (SME), a Coordenação de Políticas para Juventude da SMDHC ainda está trabalhando no fortalecimento de programas que darão aos jovens maior acesso a cursos técnicos e ao mercado de trabalho, como o PRONATEC, o PROJOVEM e o Bolsa Trabalho.

A Coordenação também tem desenvolvido diversas ações em diálogo com os interesses e as demandas dos jovens paulistanos, como projetos com grafite nas periferias e na região central; o Circuito Juventude nas Ruas, que promoveu diversas atividades culturais e esportivas em distritos periféricos durante o Festival de Direitos Humanos 2013; o mapeamento para manutenção das pistas de skate de São Paulo; e a formação de uma comissão de arte de rua para a conservação de grafites e intervenções nos muros da Cidade.

Além destas ações estratégicas, a Coordenação ainda acompanha denúncias e ocorrências de violação de direitos humanos, como as recentes chacinas, execuções e prisões arbitrárias.

Acesse mais informações sobre a atuação da Coordenação de Políticas para Juventude