Realizada na Cidade a 8ª festa multicultural da comunidade boliviana

Evento comemorou o 189º aniversário da independência da Bolívia

O Memorial da América Latina, na zona oeste, recebeu neste final de semana a 8ª festa multicultural da comunidade boliviana em São Paulo, 'Eu Amo Bolívia 2014'. Realizada pela Associação Cultural Folclórica Brasil-Bolívia (ACFBB), a festa celebrou o dia da Virgem de Copacabana e Urkupiña, padroeira da Bolívia, além do 189º aniversário da independência do país. A festa contou com apresentações de danças e canções tradicionais das fraternidades, grupos folclóricos de bolivianos radicados em São Paulo.

“O meu pai chegou em São Paulo há 70 anos. Eu sou filho de imigrante e São Paulo recebeu meu pai de braços abertos, garantindo a ele e aos meus parentes todos os direitos sociais, econômicos e políticos. Como prefeito de São Paulo, eu gostaria de poder garantir os mesmos direitos para o povo boliviano, que escolheu São Paulo para viver. Vocês são todos bem-vindos e nós temos uma coordenação que vai avançar muito para que todos vocês tenham um trabalho digno, habitação digna e sobretudo educação e saúde para os seus filhos”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

O evento, apoiado pela Prefeitura de São Paulo por meio da Subprefeitura da Lapa e das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Relações Internacionais e Federativas (SMRIF), também contou com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili; do secretário-adjunto de Relações Internacionais e Federativas, Vicente Carlos Y Pla Trevas; da secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania, Larissa Beltramim; e do coordenador de Políticas para Migrantes da SMDHC, Paulo Illes.

De acordo com a organização, 40 mil pessoas estiveram presentes nos dois dias de evento – entre visitantes, expositores e dançarinos de diversas associações culturais.

Segundo estimativas da sociedade civil, atualmente, cerca de 300 mil bolivianos vivem na cidade de São Paulo, cerca de 63 mil em situação migratória regular. A atual gestão da Prefeitura está comprometida com a luta pela cidadania do povo boliviano e de todas as comunidades estrangeiras que adotam a capital paulista para viver.

Além das apresentações culturais, o público presente contou com diversas opções gastronômicas, feira artesanal e serviços de apoio ao migrante, como orientações sobre regularização migratória e abertura de conta no banco.

 

Fonte: SECOM