Município cria Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes

Iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o CRAI-SP será inaugurado em agosto, na Rua Japurá, 232, Bela Vista, região central da Cidade

Nos últimos três anos, o País recebeu mais de 30 mil haitianos e cerca de 40 ainda chegam diariamente ao Brasil. Além de ser o principal foco deste fluxo, a cidade de São Paulo é um destino tradicional de imigração de diversas outras nacionalidades. Neste contexto, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Migrantes, inaugura, no próximo mês, o Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes da Cidade de São Paulo (CRAI-SP).

Pioneira no Brasil, a iniciativa é um compromisso da Cidade com os direitos humanos e o direito do imigrante. Inspirada nos Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante (CNAI) de Portugal, o CRAI-SP visa acolher e dar suporte a migrantes em trânsito ou residentes na Cidade, independentemente da nacionalidade, do status migratório ou do amparo legal para a sua estada em território nacional.

Na quarta-feira, dia 24, o secretário Rogério Sottili visitou o espaço que abrigará o CRAI-SP

Na quarta-feira, dia 24, o secretário Rogério Sottili visitou o espaço que abrigará o CRAI-SP

O Centro de Referência será mantido por intermédio de um convênio com o Ministério da Justiça (MJ), previsto para durar 18 meses, e contará com assistência social, jurídica e psicológica especializada, além de curso de língua portuguesa e uma média estimada de 200 atendimentos por mês para imigrantes, refugiados, solicitantes de refúgio, portadores de visto humanitário, retornados e estudantes estrangeiros. No mesmo espaço funcionará um Centro de Acolhida com 110 vagas noturnas e 80 diurnas, com perspectivas de expansão.

O projeto é uma ação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O CRAI-SP ficará localizado na Rua Japurá, 232, Bela Vista, região central e de fácil acesso.

Na quarta-feira, dia 23, a Coordenação de Políticas para Migrantes da SMDHC realizou um encontro para a apresentação do projeto do CRAI-SP à sociedade civil. Participaram cerca de 50 pessoas, entre representantes de entidades ligadas à defesa dos direitos da população migrante e membros dos Conselhos Participativos. O evento, que contou com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, e do coordenador de Políticas para Migrantes, Paulo Illes, faz parte da compreensão da SMDHC de promoção da participação social na construção de novas políticas públicas.

 Paulo Illes apresenta o CRAI-SP para a sociedade civil