Aberto na Cidade curso de português voltado a imigrantes de países de língua francesa

Aulas terão turmas de até 30 alunos e poderão ser abertas, no futuro, a imigrantes que falam outros idiomas. Curso é certificado pelo PRONATEC

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira, dia 7, no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), centro, foi inaugurado o Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros.

O curso, com certificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), terá turmas de até 30 alunos e será voltado inicialmente a imigrantes de países de língua francesa, podendo, no futuro, ser aberto a imigrantes que falam outros idiomas. As aulas ocorrerão no próprio IFSP e na Biblioteca Mário de Andrade, três vezes por semana, até outubro, quando a carga horária de 160 horas será completada.

Além do governo federal, por meio do PRONATEC, a iniciativa contou com a parceria das prefeituras de São Paulo e de Santo André, em uma ação intersecretarial.

Estiveram presentes no evento o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Eduardo Antonio Modena; o prefeito de Santo André, Carlos Grana; o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Rogério Sottili; o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo, Arthur Henrique Santos; a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de São Paulo, Leda Paulani; além do secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de Santo André, Cícero Firmino da Silva.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo, por meio da Coordenação de Políticas para Migrantes, apresentou a demanda ao Comitê Gestor do PRONATEC e mobilizou a comunidade de imigrantes de língua francesa para participarem das aulas.

O secretário Rogério Sotilli aproveitou a oportunidade para ressaltar os avanços da Prefeitura de São Paulo na garantia dos direitos daqueles que escolheram a Cidade para viver. "No ano passado, realizamos a 1ª Conferência Municipal de Políticas para Migrantes; garantimos a presença de imigrantes nos Conselhos Participativos do Município; assinamos acordos com a Caixa Econômica e o Banco da Brasil para facilitar a abertura de contas bancárias por essa população. Também trabalhamos de forma transversal para garantir o atendimento adequado aos imigrantes, como ocorreu na atenção emergencial que construímos para os haitianos que chegaram recentemente à Cidade, o que será transformado em uma política pública permanente. Ainda há muito que fazer, mas estamos comprometidos a avançar", declarou.