SMDHC lança o projeto CIDADANIA NAS RUAS DA LUZ

Uma série de intervenções urbanas será realizada na região da Luz até março de 2015, com a participação de artistas e a comunidade local

Foi lançado no domingo, dia 29, na esquina da Alameda Dino Bueno com o Largo Coração de Jesus, centro da Cidade, o CIDADANIA NAS RUAS DA LUZ, projeto de ressignificação do espaço público realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade.

O objetivo do projeto é promover o sentimento de pertencimento à cidade, fortalecer os vínculos entre as pessoas e o espaço público e requalificar o espaço urbano pela cidadania. Para isso, serão realizadas diversas intervenções urbanas nas ruas e praças do bairro da Luz, com a coordenação do grafiteiro e cenógrafo Julio Dojcsar, da casadalapa, e a participação de artistas, artesãos e a comunidade da região – moradores, estudantes, trabalhadores e beneficiários do Programa ‘De Braços Abertos’. O projeto se estende até março de 2015, com atividades realizadas de segunda a quinta-feira, das 16h às 20h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h (horários sujeitos a alterações).

Veja fotos da montagem da Casa Rodante na página da SMDHC no Facebook

O ato de lançamento do projeto contou com a montagem da Casa Rodante, um carro-ateliê equipado com mesa, cadeiras, materiais artísticos e uma equipe de intervenção urbana, que rodará a região da Luz e abrirá suas portas para toda a comunidade. O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, participou da montagem do carro, assim como a comunidade local.

"O projeto CIDADANIA NAS RUAS DA LUZ procura pensar esse espaço como um espaço de cidadania. A nossa cidade, infelizmente, é uma cidade muito fechada. Ela é fechada para que as pessoas possam exercer a sua cidadania, possam exercer a sua arte e a sua cultura. O que nós queremos fazer com esse trabalho é repensar isso. Abrir a cidade para a alegria, para a arte, para a cultura. Fazer com que ela seja um espaço público para que todos nós possamos exercer a nossa cidadania, expressar os nossos sentimentos, para um novo momento que nós todos queremos viver, um momento de humanidade. Nós vamos reinventar essa cidade com a participação de todas as pessoas que aqui vivem", afirmou Sottili.

Para Julio Dojcsar, o CIDADANIA NAS RUAS DA LUZ serve de espelho para todo o Município. "A cidade é muito mais constituída dessas pequenas relações do dia a dia do que de megaprojetos", lembrou. A artista Silvana Marcondes também ressaltou a necessidade de iniciativas semelhantes se espalharem pela Cidade. "Esse projeto é para todos os bairros de São Paulo. E ele diz: vamos para a rua, vamos ver as outras pessoas, vamos conviver com o diferente. A ideia é aos poucos ir transformando, colorindo e fazendo as pessoas virem para a rua, cuidarem do seu jardim."

Entre as ações do CIDADANIA NAS RUAS DA LUZ, estão:

- Um Vaso para Chamar de Seu!: desenvolvimento de horta comunitária suspensa feita com garrafas PET, espiral de plantas e microplantios

- Rua de Brincar: construção de brinquedos com materiais reaproveitados, pintura/ demarcação de quadras e redário

- Ágora Pública: local para a realização de encontros,rodas de conversa, aulas públicas e diálogos sociais

- Atividades Manuais: tricô em árvores, crochê em bancos, colagem decorativa de tecidos e papéis no mobiliário urbano

- Mutirão Multicultural: intervenções urbanas como grafite, stencil e lambe-lambe, brincadeiras na rua, apresentações de música, circo, teatro e outros

- Casa Rodante: um carro-ateliê, com mesa, cadeiras, materiais artísticos e uma equipe de intervenção urbana, rodará o bairro da Luz e abrirá suas portas para toda a comunidade

O projeto CIDADANIA NAS RUAS DA LUZ faz parte do Circuito de Intervenções Urbanas do Plano de Ocupação do Espaço Público pela Cidadania, realizado pela SMDHC, por meio da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade, que tem como diretrizes a promoção da ressignificação do espaço público articulando ações de governo e iniciativas da sociedade civil, como forma de efetivar os direitos humanos e fortalecer o exercício da cidadania; a promoção da transversalidade na gestão municipal em torno da Agenda de Direitos Humanos e Cidadania, tendo a participação social como método de gestão; a territorialização da política de direitos humanos e cidadania; e o fortalecimento de formas inovadoras e não-tradicionais de participação e diálogo social.

Após este primeiro projeto-piloto na região da Luz, no próximo semestre, terão início novas atividades na região da Praça Kantuta (Bom Retiro) e do Largo do Arouche.

 

Fotos: Comunicação/SMDHC