Série 'RUA!', realizada pela SMDHC e dirigida pela cineasta Tata Amaral, é lançada em evento na Cinemateca

Minidocumentários serão exibidos em espaços públicos da Cidade a partir de sexta-feira, dia 6

Aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 2, na Cinemateca Brasileira, o lançamento da série 'RUA!', da diretora Tata Amaral, composta por 13 episódios. Com realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade, os minidocumentários retratam os mais variados tipos de intervenção urbana na Cidade, desde as ocupações verdes até a luta pela memória e a verdade, passando pelo teatro de rua e pelo grafite.

A série completa será projetada em espaços públicos da Cidade, a partir de sexta-feira, dia 6 (veja abaixo). Parte dos minidocumentários já foi exibida em eventos anteriores, como o Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, realizado pela SMDHC, a 14ª Feira Cultural LGBT  e a Virada Cultural 2014. No lançamento da série, foram mostrados sete episódios inéditos ('Ateliê Azu', 'Carro planta', 'Feira da Rua Coimbra', 'Ilú Obá De Min', 'Largo da Batata', 'Microrroteiros' e 'Vagas para carroças').

Participaram do evento de lançamento o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, a diretora Tata Amaral, o diretor da Cinemateca, Lisandro Nogueira, além dos representantes dos coletivos retratados nos episódios – 6emeia, Ateliê Azu, Bijari, Esquadrão das Drags, Feira da Rua Coimbra, Grupo XIX de Teatro, Horta Comunitária da Vila Pompeia, Ilú Obá De Min, Imargem, Boa Praça, A Batata Precisa de Você, Microrroteiros, Tanq_Rosachoq_ e Pimp My Carroça.

Rogério Sottili ressaltou a importância do audiovisual na promoção dos direitos humanos: “A linguagem do cinema pode levar a mensagem dos direitos humanos para mais gente e fomentar a discussão sobre a sua importância."

Assista aos teasers da série 'RUA!' no canal da SMDHC no YouTube

Veja a seguir onde serão as primeiras projeções da série 'RUA!' em espaços públicos da Cidade:

Dia 6, sexta-feira

- Às 19h
Fachada da Casa de Cultura Palhaço Carequinha
Rua Professor Oscar Barreto Filho, 232, Grajaú

- Às 21h30
Largo da Batata, Pinheiros

Dia 7 (sábado)

- Às 19h
Praça Dona Neusa, Vila Santa Inês, Ermelino Matarazzo

- Às 22h
Praça Roosevelt, centro

 

Fotos: Comunicação/SMDHC