ONU lança no Brasil a campanha 'Livres e iguais'

Iniciativa mundial de combate à homofobia chega ao País junto à realização da 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Ato de lançamento acontece nesta segunda-feira, dia 28, no Edifício Matarazzo. As inscrições são gratuitas

(Atualizado em 28/4/14)

Com a proximidade da 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que acontece no dia 4 de maio, a Organização das Nações Unidas (ONU) lança no Brasil, nesta segunda-feira, dia 28, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a campanha ‘Livres e iguais’, que busca ampliar a conscientização sobre a violência e a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e promover um maior respeito aos direitos da população LGBT, com foco na necessidade de reformas legais e na educação pública para o combate à homofobia.

Faça a sua inscrição gratuita aqui

Criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) em parceria com a Fundação Purpose, a iniciativa foi lançada mundialmente em julho do ano passado e chega agora ao Brasil.

A campanha surgiu na sequência do primeiro relatório oficial da ONU sobre a violência e a discriminação contra a população LGBT, publicado pela ACNUDH em dezembro de 2011. O relatório aponta que, hoje, 76 países ainda criminalizam relações homossexuais consensuais e que agressões, manifestações de ódio e assassinatos motivados por homofobia são registrados em todas as regiões do mundo.

O ato de lançamento da campanha no Brasil, organizado pela ONU junto à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e à Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF), acontecerá no auditório do Edifício Matarazzo, centro da Cidade.

Devem comparecer o prefeito Fernando Haddad; o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili; o representante-adjunto do Escritório para a América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Humberto Henderson; o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio), Giancarlo Summa; e a presidenta da Associação de Travestis da Bahia (ATRAS) e vencedora do Prêmio de Direitos Humanos 2013 na categoria LGBT, Keila Simpson.

O lançamento terá ainda um debate sobre políticas públicas LGBT com Alessandro Melchior, coordenador de Políticas para LGBT da SMDHC; Fernando Quaresma de Azevedo, presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT); Gustavo Bernardes, presidente do Conselho Nacional LGBT; Thaís Faria, oficial de programa da Organização Internacional do Trabalho (OIT); e Leandro Ramos, representante da AllOut, organização internacional que desenvolve campanhas de mobilização em defesa dos direitos LGBT, que também atuará como moderador.

 

Lançamento da campanha ‘Livres e iguais’ no Brasil
Auditório do Edifício Matarazzo
Viaduto do Chá, 15, 7º andar
Dia 28/4, às 18h30
Inscrições gratuitas