Prefeito nomeia novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool

Instalação da nova formação do COMUDA acontece no momento em que a Prefeitura realiza o Programa ‘De Braços Abertos’ na região da Cracolândia. “Estamos desenvolvendo uma nova perspectiva para enfrentar o desafio do álcool e da droga na Cidade”, disse Fernando Haddad

Tomaram posse na tarde desta quinta-feira, dia 6, os novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool (COMUDA), vinculado à Assessoria Especial para Políticas sobre Drogas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Estiveram presentes na reunião o prefeito Fernando Haddad, que assinou a portaria de nomeação dos conselheiros, além do secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, do assessor especial para Políticas sobre Drogas da SMDHC, Aristeu Bertelli, e dos novos membros do Conselho, representados na mesa por Myres Cavalcanti, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Veja a íntegra da portaria de nomeação dos conselheiros

Instituído pela Lei Municipal 13.321, de 6 de fevereiro de 2002, o COMUDA é o espaço de participação social da política sobre drogas do Município, sendo formado por representantes da Prefeitura, do poder legislativo, da sociedade civil e de órgãos estaduais. Ele tem como objetivo propor e acompanhar a execução da política municipal de prevenção ao uso de drogas, além de coordenar, desenvolver e estimular programas dessa política que visem o atendimento da pessoa em situação de uso problemático de substâncias psicoativas.

‘Braços Abertos’

A instalação da nova formação do COMUDA acontece junto à realização, pela Prefeitura, do Programa “De Braços Abertos”, ação intersecretarial que busca atender os usuários de drogas da chamada Cracolândia, na região da Luz, sem uso de violência ou da mera dispersão, valorizando oportunidades de projetos de vida, com oferta de moradia, trabalho, formação e alimentação, e disponibilizando tratamento de saúde aos interessados (saiba mais).

“Esta reunião acontece em um momento extremamente significativo na construção da política de álcool e drogas na cidade de São Paulo. A determinação do prefeito Fernando Haddad sempre foi de que nós buscássemos ações que se diferenciassem da privação, da exclusão, da repressão, levando em consideração aquilo que é mais nobre para as pessoas em situação de álcool e drogas, que é a dignidade, o cuidado, a saúde, o trabalho, a moradia. É no momento em que construímos uma política com base nessas diretrizes que o COMUDA toma posse, um conselho tão importante para a Cidade”, disse o secretário Rogério Sottili.

“Estamos desenvolvendo uma nova perspectiva para enfrentar o desafio do álcool e da droga em São Paulo. O Programa ‘De Braços Abertos’ vem servindo de referência não apenas para outros bairros e cidades, mas para o governo federal”, disse o prefeito Fernando Haddad. “Com humildade, São Paulo pode voltar a ser celeiro de políticas públicas, exportando ações importantes.” O prefeito lembrou ainda que o “De Braços Abertos” foi construído com a ajuda dos próprios usuários de drogas da região. “Não foi um programa forjado em Gabinete."

 

Foto: Comunicação/SMDHC