Secretário Rogério Sottili fala sobre direitos humanos e drogas em simpósio internacional

Evento realizado pelo Ministério da Saúde propôs troca de experiências sobre políticas voltadas ao tema das drogas com outros países. ‘Não podemos permitir jamais a restrição injustificada de direitos’, disse o secretário

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, participou nesta quarta-feira, dia 11, do Simpósio Internacional sobre Drogas: da Coerção à Coesão, promovido pela Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, em Brasília.

O encontro, que começou no dia 9 e terminou nesta quarta, teve como objetivo promover a troca de experiências internacionais sobre políticas públicas voltadas à questão das drogas, com a participação de representantes de países como Holanda, Argentina, Portugal, Canadá, República Tcheca e Uruguai.

O evento também discutiu o equilíbrio entre ações de prevenção e proteção social e aquelas que atendam as necessidades dos usuários do ponto de vista da saúde, sem estigmatizá-los ou discriminá-los.

O secretário Rogério Sottili integrou a mesa que debateu o tema Direitos Humanos, Cidades e Drogas. “Entendo que a abordagem dos direitos humanos no campo da saúde mental é um dos principais pontos de estrangulamento da democracia em nosso país nos dias de hoje. São eminentes os riscos de retrocesso das conquistas alcançadas pelo movimento da luta antimanicomial”, disse o secretário. “Não podemos permitir jamais a restrição injustificada de direitos, nem podemos aceitar que a saúde seja usada como justificativa para violações, ou servir de instrumento de higiene social e reforço de marginalização.”

O secretário também expôs o papel da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania no trabalho de atenção ao tema das drogas no Município. “Contamos na nossa estrutura com uma assessoria especial de políticas sobre drogas e saúde mental, além do conselho municipal sobre álcool e drogas, que está em fase de reformulação. Nosso objetivo é atuar junto ao conjunto de governo para fortalecer a atuação da área de saúde mental alinhada com os princípios dos direitos humanos e da participação social.”

Veja a íntegra do discurso de Rogério Sottili aqui