Conferência Livre debate educação, inclusão e diversidade

Evento organizado pela SMDHC aconteceu no sábado, dia 10. 'Não vamos medir esforços para que essas prerrogativas estejam refletidas nos marcos normativos que definem os rumos da educação no município', disse o secretário Rogério Sottili

Promover um amplo debate sobre educação e diversidade e dar visibilidade a essa temática na cidade de São Paulo foram os principais objetivos da Conferência Livre organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial.

A atividade, articulada pela Coordenação de Educação em Direitos Humanos, em parceria com a Coordenação de Políticas para LGBT, ambas da SMDHC, foi realizada no sábado, dia 10, e teve como tema o Eixo 2 da CONAE 'Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos'.

A Conferência Livre fez parte do processo de construção da Conferência Nacional de Educação (CONAE), que acontecerá em fevereiro de 2014, em Brasília. A etapa municipal (Conferência Municipal de Educação) será realizada nos dias 16 e 17 de agosto e diversas atividades preparatórias aconteceram na cidade, como as Conferências Regionais organizadas em todas as Diretorias de Educação (DREs), no dia 29 de junho, e, agora, as Conferências Livres sobre os eixos do documento-referência da CONAE.

Abrindo o evento, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, chamou a atenção para a importância de se estabelecer papéis e responsabilidade para a definição dos rumos da educação no município. "Queremos ouvir vocês, dialogar, amadurecer as propostas, definir papeis e  responsabilidades e pactuar ações para garantir os avanços necessários. Não vamos medir esforços para que essas prerrogativas estejam refletidas nos marcos normativos que definem os rumos da educação no município, sobretudo o Plano Municipal de Educação, em tramitação na Câmara, e a reforma curricular que está saindo do forno, preparada pelo secretário  Callegari", disse o secretário.

Veja, em vídeo, o trecho do discurso aqui e confira a íntegra aqui.

Além de preparar os participantes para etapa municipal, a Conferência Livre foi uma oportunidade de um amplo diálogo entre governo, entidades e movimentos sociais que trabalham com a temática de educação e diversidade. O evento procurou dar maior visibilidade ao tema, que, embora seja reconhecido no documento-base da CONAE como “eixo central da educação e objeto da política educacional”, na prática, ainda permanece em segundo plano nos debates e nas políticas educativas.

 

Conferência Livre sobre o Eixo 2 da CONAE – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos
Uninove Vergueiro
R. Vergueiro, 235/249, Liberdade
Dia 10/8, das 12h30 às 18h
Entrada livre