SMDHC visita Feira de Alasita 2013

O Secretário Municipal de Direitos Humanos, Rogério Sottili, e outras 30 mil pessoas, a maioria bolivianos, foram à Feira de Alasita, dia 24 de janeiro, no Brás, local conhecido pela concentração de imigrantes bolivianos [...]

Mais de 30 mil pessoas, a grande maioria bolivianos, esteve presente na Feira de Alasita realizada no dia 24 de janeiro na Rua José de Alencar, a duas quadras da Rua Coimbra, bairro do Brás, na capital paulista.

Alasita é uma feira artesanal tradicional de La Paz, Bolívia, comemorada sempre ao meio-dia do dia 24 de janeiro, cuja característica é a aquisição de miniaturas com a finalidade de que as mesmas, durante o ano, se convertam em realidade graças ao Deus da Abundância, o El Ekeko. A Feira acontece em São Paulo desde 1999, e no ano passado recebeu cerca de 15 mil pessoas. Além do ritual de benção das Alasitas (bens materiais em miniaturas que simbolizam o desejo de ascensão) realizada por um sacerdote ou um Yatiri (tipo de feiticeiro), os participante tiveram acesso a dezenas de barracas com artesanato e culinária boliviana, durante todo o dia.

Paulo Illes, do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante – CDHIC explicou que nos últimos anos a Feira foi reprimida pelo poder público municipal, que tentou impedi-la, negando a autorização formal. “No ano passado a Alasita ocorreu em clima de perseguição por parte de agentes da subprefeitura e violência contra os participantes. Já esse ano, o subprefeito da Mooca, Francisco Ricardo e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com a equipe do Secretário Rogério Sottili realizaram várias reuniões com as entidades, proporcionando um evento com apoio e segurança a todos", diz Paulo.

"Esse processo envolveu positivamente a comunidade boliviana, a CET, a Guarda Municipal, a Policia Militar e outros órgãos públicos” completou o ativista. Em outros dois bairros paulistanos (Vila Guilherme e Penha) também ocorreram a Feira de Alasita. Ambas reuniram milhares de pessoas, o que mostra a sua tradição entre os imigrantes bolivianos que vivem em São Paulo, cuja maioria são originários da Província de La Paz.


Presença do Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, da gestão de Fernando Haddad, e a Subprefeitura da Mooca apoiaram o evento. Acompanhado de sua assessoria, o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania Rogério Sotilli fez questão de andar pelas barracas e conversar pessoalmente com os organizadores da Feira e vários imigrantes presentes no local.

“É emocionante participar de uma Feira, onde se expressa culturalmente e economicamente o que vem de um país tão querido como a Bolívia. Eu gostaria que outros brasileiros vivessem esse momento como eu estou vivendo”, afirmou o Secretário.

Alasita

Rogério Sottili (acima, à dir.) comentou também sobre a política municipal de migração “O primeiro passo será criação de uma Coordenação de Migrações ligada a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, com pessoas responsáveis pela área” concluiu.

FOTOS

Fonte: http://www.cdhic.org.br/?p=458