Livro narra experiência de projeto com crianças e adolescentes imigrantes em escolas públicas

 

O Seminário “O Papel das Escolas Públicas na Inclusão de Crianças e Adolescentes Imigrantes”, promovido pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CEDHIC) nesta segunda-feira (4), marcou o lançamento do “Livro das Tendas – Um diálogo sobre migração, com as comunidades e as escolas”. A obra registra os resultados de um projeto educacional desenvolvido com crianças e adolescentes migrantes matriculados em escolas públicas do Estado e do município de São Paulo.

O projeto “Tendas da Cidadania para Crianças e Adolescentes Imigrantes”, de iniciativa do CEDHIC, contou com financiamento do FUMCAD – Fundo Municipal da Criança e Adolescente, gerido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e apoio do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA). O livro registra as metodologias utilizadas durante o desenvolvimento do projeto e o ponto de vista de algumas das crianças e adolescentes participantes.

O seminário que marcou o lançamento do livro contou com as presenças da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, e da assessora da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da SMDHC, Jennifer Anyuli Pacheco Alvarez, além de diretores de ensino e especialistas em educação e gestão pública.

O projeto “Tendas de Cidadania”
Em dois anos, o projeto Tendas de Cidadania atingiu 348 crianças e adolescentes das regiões centro e leste de São Paulo – 74% acima do pretendido inicialmente, que eram 200 crianças e adolescentes.

Ao todo, foram promovidas 22 Tendas de Cidadania – com 11 atividades em dois territórios por mês – de maio de 2017 a março de 2018, para crianças e jovens nas regiões do Brás e Canindé, na zona centro-leste de São Paulo.

Por meio de atividades pedagógicas e lúdicas, o projeto buscou trabalhar a valorização da cultura e a desconstrução do preconceito, para prevenir a xenofobia e discriminação contra os imigrantes e seus descendentes.

Além do trabalho direto com as crianças e adolescentes, suas famílias receberam assessoria jurídica, social e em regularização migratória. Também foram promovidas palestras de sensibilização com professores e coordenadores pedagógicos de escolas da região.

Acesse o livro on line  https://www.cdhic.org.br/livrodastendas