SMDHC apresenta ações sobre diversidade étnico-racial de São Paulo durante evento do BID em Washington

 

 

As ações de políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania sobre diversidade étnico-racial foram apresentadas nesta semana em Washington-DC, nos Estados Unidos, pela secretária Eloisa Arruda durante o ‘II Diálogo Regional sobre Políticas de Diversidade’, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que reuniu representantes estratégicos de 14 países das Américas e do Caribe.

Tendo como tema central “Políticas Públicas para a Inclusão Étnica e Racial”, esta edição do evento buscou o compartilhamento de boas práticas e novos projetos de ações para inclusão social e econômica com identidade de afrodescendentes e povos indígenas na América do Norte e Caribe, discutindo o a aplicação e transversalização de políticas públicas de inclusão em todos os níveis. Eloisa Arruda fez parte do painel “Novos Aliados na Inclusão: Alianças Público-privadas”, junto com outros cinco especialistas estrangeiros.

No painel foram apresentadas a estrutura da SMDHC e estatísticas sobre a situação da população negra em São Paulo, bem como um panorama das conquistas de igualdade racial e ações afirmativas nos concursos públicos e universidades. A secretária também destacou a relevância do poder público local na inclusão racial e o reconhecimento do setor privado como parceiro essencial neste processo de inclusão.

Participaram ainda do debate Rachel Maia, CEO da Pandora Brasil, Theo van der Loo, CEO da Bayer S.A., Stephanie Oueda-Cruz, do BID Invest, com a moderação de Julie T. Katzman, Vice-Presidente Executiva do BID;