Ação Cidadã: 500 voluntários oferecem diversas atividades de cidadania

 

O último domingo (08) foi de Ação Cidadã no bairro do Canindé, zona norte da cidade. Promovida pela União Brasileira-Israelita de Bem Estar Social (Unibes), a oitava edição contou com a participação de 500 voluntários que ofereceram vários tipos de atendimentos gratuitos para a população como orientação nutricional, saúde preventiva, assistência odontológica, aconselhamento jurídico, corte de cabelo e cuidados pessoais, além da disputada oficina de culinária em que os participantes fizeram bolo e levaram para casa dentro de uma caneca decorada.

O Hino Nacional, tocado pela orquestra composta de jovens da própria Unibes, deu início à abertura seguido de discursos alegres e motivacionais feitos pelos convidados. Participaram a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda (representando o prefeito João Doria), o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg e o vereador Gilberto Natalini. Também a coordenadora Memorial da Inclusão, Elza Ambrosio (representando a secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Kinamara Battistella) e Ester Tarandach (representando o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro).

Acompanhada pela diretora da Unibes, Ahuva Bruria Flit, Eloisa Arruda prestigiou o trabalho dos voluntários e conheceu as atividades oferecidas neste dia. “É gratificante encontrarmos pessoas que se dedicam ao próximo, muitas vezes sacrificando um final de semana ao lado de suas famílias. Presenciei aqui ações animadas, que estimulam a cidadania e a cooperação mútua”.

“Está no cerne da Unibes abrir suas portas a todos, isso é um dever e um prazer para todos os envolvidos. Ver nossa casa cheia de famílias atendidas e poder prestar esse serviço de excelência e utilidade pública é a motivação que precisamos para seguir em frente e poder oferecer sempre mais”, disse Célia Parnes, presidente da Unibes.

A organização estima que foram realizados 15 mil atendimentos nesta edição.