São Paulo participa da fundação da primeira rede latino-americana de políticas LGBT


Evento da Rede Latino Americana de Cidades Arco-Íris em Cidade do México.

Pela qualidade das políticas públicas de garantida de direitos LGBT, São Paulo foi a única cidade brasileira a participar da fundação da Rede Latino Americana de Cidades Arco-Íris (RLCA), criada no último dia 30, no México.

O objetivo da rede é a troca de experiências e de boas práticas em garantia de direitos LGBT. A rede conta com cidades como Bogotá e Medellín, na Colômbia, Montevidéu, no Uruguai e a Buenos Aires, na Argentina. O coordenador de políticas LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Ivan Batista, representou São Paulo no evento e assinou o termo de adesão da cidade à RLCA.

As cidades de São Francisco de Quito, no Equador, e Assunção, no Paraguai, participam da rede como cidades observadoras para futuro ingresso à rede.

Segundo Batista, é necessário que as cidades da América Latina estejam mais conectadas e busquem juntas soluções para combater a desigualdade e o preconceito contra LGBT. “É necessário que essas várias realidades dentro da América Latina se conectem para buscar juntas soluções de combate à desigualdade e o preconceito”, explica.

 

A adesão de São Paulo na RLCA reafirma o compromisso da cidade com a promoção dos direitos humanos e o compartilhamento de boas práticas de inclusão das pessoas LGBT na sociedade.

A cidade de São Paulo é pioneira em políticas para LGBT. Em 2005, foi a primeira cidade do país a criar uma coordenadoria direcionada para a comunidade LGBT.