SMDHC firma parceria com SENAC para capacitação de pessoas em situação de rua

O termo de cooperação tem duração de dois anos e busca capacitar as pessoas para o mercado de trabalho

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua, e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), estabeleceram um Termo de Cooperação Técnica com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial para a oferta de 500 vagas em cursos profissionalizantes para pessoas em situação de rua durante dois anos.

O objetivo da iniciativa é promover a inserção profissional das pessoas em situação de rua, incluindo imigrantes e LGBT, no mercado de trabalho. Os cursos têm duração média de 160 horas e incluem uma bolsa presença de dois reais por hora de aula. Serão ofertadas formações para auxiliar de cozinha, jardineiro, pizzaiolo, zelador, cuidador de idosos, agentes de limpeza e conservação, entre outros.

A parceria já ocorreu anteriormente entre abril de 2014 e abril de 2016, quando foram ofertadas outras 500 vagas. Diversas pessoas da experiência anterior conseguiram oportunidades de emprego, refletindo o resultado positivo que motivou a continuação da parceria.