Festival de Futsal da População em Situação de Rua realiza sétima edição

Cerca de 60 pessoas formaram as oito equipes que disputaram os troféus e medalhas

No último sábado (1) o Clube Tietê recebeu a 7ª Edição do Festival de Futsal da População em Situação de Rua. A Atividade foi organizada pelas Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e a ONG Arcah. 

Além disso, a atividade contou com o apoio do educador social Adriano de Camargo, que é membro do Comitê Intersetorial da Política Municipal para População em Situação de Rua, conhecido como Comitê PopRua. 

Aberta para toda a população em situação de rua, a competição contou com cerca de 60 pessoas divididas em oito equipes formadas a partir dos Centros de Acolhida e Núcleos de Convivência da Smads, como os times Portal, Bela Vista, Zaki e Chá do Padre.

Também participaram da disputa equipes formadas pela população em situação de rua em geral: Os Muleques, Katados B e Nóis é Rua. Os Muleques, por exemplo, já é um time fixo que joga com frequência.

O campeonato é fruto do projeto Futebol e Inclusão, idealizado por Adriano. “Eu acredito no esporte como uma forma de inclusão social e garantia de direitos à população em situação de rua.”, afirma o educador social. 

A final, disputada entre Portal e Bela Vista, terminou com um empate e foi para a disputa de pênaltis, o que aumentou a tensão dos participantes e da torcida. A equipe Portal saiu campeã, seguida pela Bela Vista e Os Muleques em terceiro lugar. Os três campeões foram premiados com medalhas e troféus fornecidos pela ONG Arcah.

O festival é semestral e os participantes já demonstraram interesse para a 8ª edição, prevista para o 1º semestre de 2017.