SMDHC lamenta morte da ex-ministra Luiza Bairros

A ex-ministra deixou um legado de luta pela igualdade racial

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) lamenta a morte da ex-ministra da Igualdade Racial, Luiza Helena Bairros, aos 63 anos, na manhã dessa terça-feira (12), em Porto Alegre.

Luiza foi uma referência para as políticas de gênero e raça e deixa construções essenciais para ações nessas áreas. Natural de Porto Alegre, ela foi Ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial (2011- 2014) e deixa, entre os principais legados, o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que fortalece e institucionaliza os órgãos relacionados a promoção da igualdade racial nos estados e municípios brasileiros.

Antes disso, ela foi secretária de Promoção da Igualdade Social na Bahia, onde morava desde 1979, e atuou no Movimento Negro Unificado (MNU) e no programa das Nações Unidas contra o racismo.

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutora em Sociologia (Universidade de Michigan), Luiza deixa uma história de luta, militância e atuação política.