Festa Junina do De Braços Abertos conta com articulação de beneficiários e funcionários

Objetivo do evento é promover convivência e ocupação do espaço público da cidade

 Nesta terça-feira (28) ocorreu a primeira edição da festa junina do programa De Braços Abertos. Em ação entre as secretárias de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Saúde (SMS) e Segurança Urbana (SMSU) o festejo buscou promover uma integração entre os participantes do programa, os parceiros e os apoiadores, além de contar com a participação coletiva dos trabalhadores do território.


A secretária-adjunta Djamila Ribeiro e a assessora especial de Políticas Sobre Drogas Maria Angélia

A ideia da festa nasceu de uma articulação coletiva dos atores do território, incluindo o projeto Casa Rodante da SHMDC, por meio da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, com o apoio das coordenações de Direito à Cidade e Políticas para População em situação de Rua. O coordenador do Casa Rodante, Julio Dojcsar lembrou que o festejo é fruto dos bailes com a população em situação de rua que ocorriam na região da luz, e resultou em grandes articulações como o Carnaval do DBA e a Festa Junina. “É um momento de celebração que coloca em contato direto e humano todos aqueles que participam do projeto.” Além da organização, o Casa Rodante contribuiu com estruturas de som e com a decoração.

Raonna Martins, da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, destacou que a festa é uma iniciativa dos atores do território e busca encontrar formas alternativas de ocupação dos espaços da cidade. “As festas do programa são locais de convivência que permitem que as pessoas pensem formas alternativas de cuidados e resistência numa sociedade como a nossa”, declarou.

O festejo também contou a parceria do Projetos Oficinas, que já é um apoiador do De Braços Abertos e na festa trabalhou como organizador e articulador do evento. O coordenador do projeto, Myro Rolim diz que o grande objetivo do programa neste evento é promover um espaço em que todos possam trabalhar de forma harmônica, desde os organizadores até os beneficiários. “Nesta festa junina nós estamos nos preocupando em fazer um ambiente para todos através da cultura e principalmente da promoção do bem estar, cuidados e direitos”, afirmou.

A festa também contou com o apoio do Programa Recomeço, do Governo Estadual e do Projeto Quixote, que ajudou a articular atividades lúdicas para as crianças por meio dos educadores terapêuticos; do PRD (programa de redução de danos), do Centro de Convivência e de trabalhadores da assistência social e da saúde.