Por trás das vitrines: exposição mostra a realidade da linha de produção no mercado da moda

Ação apoiada pela SMDHC fortalece o compromisso da gestão pela erradicação do trabalho escravo

Quem faz minhas roupas? A pergunta invade a cabeça de quem passa pela exposição ‘Fashion Experience’, que busca promover a conscientização do consumo no mercado da moda e denunciar o trabalho infantil. Com realização das ONG Fashion Revolution e 27 Million, do Ministério Público do Trabalho e apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC), a exposição ficou em cartaz durante sete dias na Praça das Artes, no centro da capital.

Para sensibilizar os visitantes a respeito da cadeia produtiva do mercado fashion, a instalação recriou, no interior de uma vitrine de roupas, formas de trabalho degradantes que revelam como parte destas peças são produzidas: um ambiente sujo, insalubre e péssimas condições de trabalho. Além disso, telões apresentavam os impactos do trabalho escravo e infantil, vídeos explicativos e alertas aos visitantes para estimular o consumo consciente.

“Ao estimular a reflexão crítica e levar ao público a experiência pela qual ainda passam muitas crianças e adolescentes explorados, a instalação visa promover o consumo consciente e enfrentar o trabalho infantil", afirmou Marina Novaes, assessora especial de Promoção do Trabalho Decente da SMDHC, que participou do lançamento da exposição, no dia 16.

Ações como essa fortalecem as políticas articuladas pela Assessoria Especial de Promoção ao Trabalho Decente para erradicação do trabalho infantil e do tráfico de pessoas, e reforçam o compromisso firmado entre o prefeito Fernando Haddad e a Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, que coloca como prioridade da gestão municipal o fim das condições degradantes de trabalho.