Primeiras ações de zeladoria envolvem diversas secretarias

Os agentes passaram por orientação sobre as diretrizes do decreto e as abordagens foram baseadas no diálogo

Nesta quarta-feira (22) foram realizadas as primeiras ações de zeladoria urbana após o estabelecimento do Decreto 57.069 que reforça as diretrizes a serem seguidas nesse serviço (leia mais). A atividade foi realizada por agentes públicos da Suprefeitura da Sé e das secretarias de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, com apoio da pasta de Direitos Humanos e Cidadania e da Defensoria Pública.

A ação ocorreu de forma tranquila e a abordagem se deu por meio do diálogo com a população em situação de rua, conforme estabelecido pelo decreto. As equipes percorreram diversos pontos do centro como o Pátio do Colégio, o Vale do Anhangabaú e as praças da Sé, do Patriarca e Ramos de Azevedo.

Estão sendo discutidas medidas sobre a estruturação de recipientes para armazenar e organizar os pertences da população em situação de rua. Também será estudada uma forma de triagem e limpeza para que os itens recolhidos possam ser reaproveitados.

Na terça-feira (21), antes de ir às ruas, todos os participantes foram orientados de acordo com os parâmetros estabelecidos no decreto para reforçar a capacitação recebida.