Prefeitura inicia Plano de Contingência para baixas temperaturas

Objetivo do plano é acolher pessoas em situação de rua durante o período mais frio do ano

Com uma temperatura em torno de 9,3º, São Paulo teve a madrugada mais fria do ano nesta terça-feira (24). Em casos como esse, entra em prática o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, executado sempre que a temperatura ou a sensação térmica atingir um patamar igual ou inferior a 13ºC.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua, faz parte do Comitê Permanente de Gestão de Situações de Baixas Temperaturas, que é responsável por implementar a ação.

O objetivo da ação é zelar pela segurança e bem-estar dos habitantes da cidade, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua durante o período mais frio do ano.

Até o dia 16 de setembro, o comitê será responsável por organizar um esquema especial de atendimento, com a ampliação de vagas nos 79 Centros de Acolhida. Atualmente, a rede de acolhimento da Prefeitura possui cerca de 10 mil vagas fixas, mas será ampliada com mais 450 vagas. De acordo com a demanda, haverá ainda a possibilidade de abertura de alojamentos de emergência.

Pessoas em situação de rua interessadas no acolhimento devem procurar uma das unidades da rede. A população em geral também pode acionar a operação por meio do telefone 156, com uma solicitação à Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE), que fica disponível 24h. Ao serem encaminhadas a um equipamento da operação, as pessoas em situação de rua terão acesso a acolhimento, com camas, cobertores, travesseiros, banho, alimentação e kits de higiene pessoal.

Em 2013, durante a Operação Baixas Temperaturas, foram realizadas 74.645 abordagens; em 2014, foram 62.405 e, no último ano, 145.625.