Abertas as inscrições para eleição do Grande Conselho Municipal do Idoso

Podem se candidatar pessoas com 60 anos ou mais, residentes no município. Cada uma das cinco macrorregiões da cidade elegerá nove conselheiros, totalizando 45 representantes

Estão abertas as inscrições para os candidatos que queiram participar da eleição para o Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), biênio 2016/2017. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de maio diretamente na sede do Conselho, na Rua Líbero Badaró, 119, 1º andar. A eleição ocorrerá no dia 18 de junho, das 9h às 17h, nas sedes das 32 subprefeituras da cidade.

Cada uma das cinco macrorregiões da cidade elegerá nove conselheiros (seis titulares e três suplentes), totalizando 45 representantes (30 titulares e 15 suplentes). O mais votado de cada macrorregião passa a compor a Secretaria-Executiva, composta por um presidente, um vice-presidente, um primeiro-secretário, um segundo-secretário e um vogal.

Para se candidatar, o candidato deve preencher os seguintes requisitos:

- Ter 60 anos ou mais, ser morador da cidade de São Paulo, ser brasileiro ou estrangeiro naturalizado;
- Apresentar documento oficial com foto, data de nascimento e comprovante de residência;
- Não estar em mandato eletivo do Poder Executivo ou Legislativo;
- Ter disponibilidade de tempo e disposição para a execução dos trabalhos, tendo em vista que a atividade não é remunerada;
- Estar ciente que deverá frequentar curso para a formação de Conselheiro Municipal da Pessoa Idosa;
- Estar ciente que deverá participar de Reunião Preparatória das Eleições em data e horário a serem estipulados.

O GCMI

O Grande Conselho Municipal do Idoso foi instituído em 1992, pela Lei Municipal nº 11.242, atendendo à necessidade de criação de um órgão que representasse a população idosa na administração municipal.

O Conselho está vinculado à Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e tem como atribuições receber denúncias e reivindicações do movimento organizado e informar e orientar a população idosa sobre os seus direitos, além de recomendar normas de funcionamento de instituições de longa permanência, acompanhando e avaliando o seu desempenho.