Prefeitura de São Paulo e governo federal oferecem curso de português para imigrantes e refugiados

Iniciativa formará até 200 alunos neste primeiro semestre

Aconteceu na última sexta-feira (18/12) a aula inaugural do Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados realizado pela Coordenação de Políticas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e pelo governo federal, por meio do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. As primeiras turmas do projeto, que é nacional, serão formadas na cidade de São Paulo e contemplarão até 200 alunos.

As inscrições para o curso se encerraram no dia 12 de dezembro, no Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes (CRAI), no bairro da Bela Vista. As aulas serão realizadas no período de fevereiro a maio de 2016, no horário noturno, em escolas da Rede Municipal de Educação. Nesta etapa, a oferta é de cursos de nível básico.

A iniciativa é organizada pelo governo federal (Secretaria Nacional de Justiça / Ministério da Justiça), pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare) e pelo Instituto Federal de Sul de Minas, em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Educação (SME).

O domínio da língua é fundamental para que o imigrante tenha condições de se integrar plenamente em nossa sociedade e se insira no mercado de trabalho. Conhecer a língua local facilita também o acesso aos serviços e ao estudo. Por isso, o mapeamento e a oferta de cursos de português para imigrantes é uma das metas prioritárias da Coordenação de Políticas para Migrantes da SMDHC. Em 2014, a secretaria abriu 120 vagas pelo Pronatec, 60 vagas pela Fundação Paulistana e 50 vagas pelo CRAI.