Documentário "Iván", de Guto Pasko, será exibido no Cine Direitos Humanos

Filme mostra a volta de Iván Bojko à Ucrânia, sua terra natal, 68 anos depois de ter sido forçado pela guerra a deixar o país

O documentário “Iván”, dirigido por Guto Pasko, é a próxima atração do Cine Direitos Humanos. O filme traz o retrato de Iván Bojko, um ucraniano sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que, em 1942, foi retirado à força de seu país pelos nazistas, para que realizasse trabalhos forçados na Alemanha. Em 1948, ele conseguiu fugir para o Brasil. Desde então, não pode mais encontrar seus familiares.

Para realizar o documentário, Pasko levou Ivan à Ucrânia, depois de 68 anos de sua partida em meio à guerra. Ele retorna à sua pátria, revê a casa onde viveu, amigos e familiares.

Segundo o crítico André Barcinski, mais que o relato do reencontro de um homem com sua família e terra natal, “é um filme sobre memória e perda. Bojko recebe de presente um documento com sua árvore genealógica e fica espantando com a quantidade de parentes que nunca conheceu. Ao se despedir da irmã, ambos sabem que é para sempre.”

O filme recebeu premiações no Festival de Cinema de Maringá, Florianópolis Audiovisual Mercosul e FestCine Goiânia, além de ser exibido nos festivais de Brasília, Mostra de Tiradentes, Olhar de Cinema (Curitiba), Cinesul , FENAVID (Bolívia), Festival Cinematográfico de Montevideo (Uruguai) e Festival Latino-Americano de Cinema de Trieste (Itália).

“Iván” tem direção de Guto Pasko, experiente realizador paranaense, que é descendente de ucranianos, e abordou o tema da imigração em outros títulos de sua filmografia, tais como “Made in Ucrânia – Os Ucranianos no Paraná”, “A Colônia Cecília” (neste caso, sobre imigrantes italianos) e “O Herói de Cruz Machado” (poloneses).

As sessões ocorrem no dia ocorrem no dia 5/12, sábado, às 11h no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca e na quarta-feira, 9/12, às 19h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos uma hora antes das sessões. No Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca a projeção é seguida de debate.