Cine Direitos Humanos exibe série sobre crimes contra jornalistas

Os minidocumentários “Impunidade cega”, “Impunidade mata” e “Impunidade cala” foram produzidos pela ARTIGO 19 em parceria com a AHH!. Haverá debate após as sessões

Um fotógrafo é responsabilizado após ter sido atingido no olho por uma bala de borracha disparada pela Polícia Militar em uma manifestação em São Paulo. Um repórter é assassinado em decorrência do trabalho investigativo que fazia sobre atividades ilegais de policiais na região do Vale do Aço, Minas Gerais. Jornalistas têm que conviver com intimidações, ameaças e até atentados contra a vida durante o exercício da profissão na região da fronteira entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai.

Estes casos são focalizados na série de curtas-metragens intitulada “Impunidade em Crimes Contra Comunicadores”, atração do projeto Cine Direitos Humanos.

Com entrada franca, as sessões acontecem no dia 28/11, sábado, às 11h, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Rua Frei Caneca 569, Consolação) e na quarta-feira, 2/12, às 19h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Rua Inácio Monteiro 6900, Cidade Tiradentes). As projeções são seguidas de debates.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. A série foi produzida pela organização ARTIGO 19 e dirigida por Bruno Bertogna, Deco Beneoykt e Marcelo Nucci. 

 

A série é composta por três episódios:

“Impunidade Cega” tem como personagem principal o fotógrafo Alex Silveira, que em 2000 teve seu olho esquerdo atingido por uma bala de borracha disparada pela Polícia Militar enquanto cobria uma manifestação de professores. A lesão o deixou com apenas 15% da visão do olho.

“Impunidade Mata” focaliza o caso do jornalista investigativo Rodrigo Neto, assassinado com três tiros, em 2013, na cidade mineira de Ipatinga, e visa discutir o envolvimento de autoridades locais em crimes contra a liberdade de expressão. Rodrigo realizava cobertura policial e, segundo investigações, foi morto em decorrência de seu trabalho como repórter. Entre as denúncias que fazia, estavam as de envolvimento de policiais em crimes conhecidos na região do Vale do Aço.

Em “Impunidada Cala” três jornalistas que vivem na região da fronteira do Brasil com o Paraguai relatam como a violência local funciona como um fator inibidor para o trabalho de comunicadores.
 

Serviço

Cine Direitos Humanos

“Impunidade em Crimes Contra Comunicadores"
(Brasil, 2014, 44 min. 12 anos). Dir.: Bruno Bertogna, Deco Beneoykt e Marcelo Nucci.

28/11, sábado, 11h
Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca
Rua Frei Caneca 569, Consolação
Tel.: (11) 3472-2368

2/12, quarta-feira, 19h
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Rua Inácio Monteiro 6900, Cidade Tiradentes
Tel.: (11)2555-2840

Entrada Franca