Reunião Aberta discute Participação Digital em São Paulo

Encontro contou com a participação de membros do governo e da sociedade civil

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 12, a 6ª reunião do plano de validação da Política e do Sistema Municipal de Participação Social. O tema do encontro foi “Participação Digital – Desafios e Propostas”, e teve como objetivo a discussão de propostas que aumentem a cooperação digital, implantando políticas públicas que facilitem o acesso da população, por meio da comunicação e inovação.

O evento foi sediado na Galeria Olido, região central da cidade, e contou com a presença das equipes da São Paulo Aberta, Planeja Sampa, Gestão Urbana, Observa Sampa, além de membros da sociedade civil.

De acordo com Maria José Scardua, coordenadora da Política Municipal de Participação Social, “a São Paulo de hoje está muito mais aberta ao diálogo com a sociedade”. Para ela, “articular e integrar as diversas secretarias é fundamental” para a consolidação deste processo.

Durante a reunião, integrantes da Secretaria do Governo Municipal divulgaram dados sobre as medidas adotadas até aqui pela gestão referentes aos projetos dos Telecentros e praças com wi-fi livre. No total, 120 praças públicas já dispõem de acesso à internet, superando as 43 praças previstas no plano de governo. No que diz respeito aos Telecentros, a ampliação do projeto mais do que dobrou, atingindo a marca de 160 unidades. O objetivo agora é fornecer formações técnicas e profissionais aos usuários, fortalecendo a democratização e expansão do conhecimento.



Na parte final do evento, membros da sociedade civil reuniram-se em grupos e sugeriram a promoção do acesso à internet em todos os estabelecimentos e órgãos públicos, assim como ferramentas de consulta pública com dados relativos às metas.

As reuniões abertas começaram em abril, com um encontro sobre processos eleitorais dos conselhos municipais. Desde então, foram discutidos os temas “Conferências”, “Planejamento e Orçamento Participativos”, “Ouvidorias e Canais de Atendimento” e “Participação Digital”. No próximo encontro, serão debatidas questões ligadas as Audiências e Consultas Públicas, em 3 de dezembro.

Além das reuniões abertas, realizadas na região central, a construção da Política Municipal de Participação Social já passou por 14 territórios (subprefeituras), em encontros que acontecem desde 24 de outubro. É possível participar também das Consultas Públicas Online no site da São Paulo Aberta. As consultas ficam abertas para contribuições e acompanhamento pelo período de um mês após as reuniões.