Reunião aberta debate ouvidoria e canais de atendimento da Prefeitura de São Paulo

Encontro é parte do processo de construção da Política Municipal de Participação Social

Fonte: São Paulo Aberta

Amanhã, dia 30, a partir das 14h, tem reunião aberta da construção da Política de Participação Social, na Galeria Olido, Av. São João, 473, 8º andar.

O evento é aberto a toda a população e tem por objetivo organizar, discutir e fazer propostas para a Ouvidoria e canais de atendimento da Prefeitura atuarem dentro do Sistema Municipal de Participação Social. Esta é a 4ª reunião aberta para construir uma política participativa permanente para a cidade.

Ouvidoria

Orgão da Prefeitura que atua para aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população e promover a interlocução entre o cidadão e as instituições públicas. Criada em 2001, desde 2013 passou a fazer parte da Controladoria Geral do Município (CGM), secretaria que tem como atribuições prevenir e combater a corrupção, aumentar a transparência das informações sobre a gestão municipal e a participação social e aperfeiçoar os mecanismos de controle interno.

Canais de atendimento

Os mais conhecidos são:

- Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) — para solicitação de serviços via internet

- Central 156 para solicitações por telefone

O debate é mais abrangente e vai falar sobre todos os canais em que a Prefeitura se relaciona diretamente com o cidadão tais como:

- Praças de Atendimento (Finanças)

- Serviços Online (Finanças)

- Praças de atendimento nas subprefeituras (Você encontra o Guia de Serviços e pode procurar atendimento direto na sub mais próxima da sua região)

- Centrais telefônicas de iluminação pública, varrição de rua, serviços do Atende (para pessoas com deficiência), serviços funerários (saiba os telefones e os canais aqui).

 

 

Construção da Política de Participação Social

Até dezembro de 2015, a Prefeitura de São Paulo consulta a sociedade civil para a validação da Política Municipal de Participação Social (PMPS).

Em um ciclo dividido em oito eixos com reuniões abertas presenciais e consultas públicas online sobre cada um dos eixos, a Prefeitura abre as portas para dialogar com a população sobre como organizar e sistematizar a Participação Social na cidade. Essa construção foi um compromisso assumido pelo prefeito Fernando Haddad, em 30 de junho de 2014, quando assinou o Decreto que formalizou a adesão do Município ao Compromisso Nacional de Participação Social, instituído pelo Decreto Federal 8.243, de 23 de maio de 2014.

Mais informações sobre a construção da Política Municipal de Participação Social aqui