Prefeitura de São Paulo lança “Bolsa Cursinho” e beneficia mais de 200 jovens

Projeto em parceria com cursinhos populares Uneafro Brasil e Mafalda auxilia jovens de baixa renda no ingresso à universidade

Na manhã do último sábado (8/8), a sala principal da Galeria Olido recebeu o lançamento oficial do programa “Bolsa Cursinho”, parceria das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), em conjunto com os cursinhos populares Uneafro Brasil e Mafalda. O projeto irá conceder bolsas de estudos para jovens de famílias de baixa renda, visando melhor preparação para os vestibulares, além de garantia de permanência na escola e participação dos estudantes em atividades comunitárias.

Inicialmente, mil jovens participaram do processo seletivo, sendo que 204 foram aprovados e serão contemplados com bolsas de R$ 407,79. O curso terá duração de seis meses e é resultado de reivindicações de diversos movimentos sociais integrantes da Frente de Cursinhos Populares de São Paulo.

Durante a cerimônia, o secretário-adjunto municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, afirmou que o projeto inicia uma “grande revolução” nos cursinhos populares do país. “Estamos abrindo portas para uma população mais vulnerável e tenho certeza que o programa servirá de exemplo a outras cidades”, disse. Sottili destacou outros programas de recuperação e inclusão social, como o ‘De Braços Abertos’ e o ‘Transcidadania’, salientando a importância da democracia e o respeito pelas opiniões divergentes. “Em um momento político delicado como o que estamos vivendo, temos que interagir ainda mais com a sociedade para que não percamos o direito da liberdade de expressão”, frisou.

Também estiveram presentes no ato Douglas Belchior, representando a Uneafro Brasil, Talita Amaral, do cursinho popular Mafalda, além de Artur Henrique, secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo.

No lançamento, uma das beneficiárias ressaltou a força da união entre os estudantes. De acordo com Maíra Queiroz, aluna da Uneafro Leste, o programa “é uma enorme conquista” e valoriza o trabalho de reivindicação feito pelos movimentos populares. Já para o coordenador de Políticas para Juventude da SMDHC, Claudinho da Silva, a implantação dos cursinhos “amplia os serviços de assistência aos jovens oferecidos pela gestão municipal em parceria com a sociedade civil”. Segundo o coordenador, primeiro negro a ocupar o cargo no governo municipal desde 2004, a concessão das bolsas “tira o privilégio das classes mais altas de serem as únicas a ocuparem o espaço universitário”.