Festa da comunidade boliviana celebra 190 anos de independência do país

Evento contou com a presença do prefeito Fernando Haddad e do secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy

Fonte: Secom

Neste final de semana (dias 8 e 9) a cidade de São Paulo recebeu a 9ª Festa Multicultural da Comunidade Boliviana, realizada no Memorial da América Latina, zona oeste da cidade. O evento reúne apresentações de danças e canções tradicionais das fraternidades e de grupos folclóricos de bolivianos radicados em São Paulo. Durante a abertura, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, destacou a importância da união de povos para a cidade de São Paulo.

Foto: Fábio Arantes / SECOM

“São Paulo é uma cidade feita por migrantes e imigrantes e que graças a Deus todos nós vivemos em paz e recebemos os nossos irmãos de todas as partes do mundo, de todas as partes do Brasil e sabemos conviver em harmonia. Essa harmonia tem que ser conquistada a cada dia. Não podemos dar margem para a intolerância, dar margem para a violência”, afirmou Haddad.

A festa celebra os 190 anos de Independência do país, que tem uma das comunidades imigrantes que mais crescem no Brasil. Além dos desfiles de treze grupos folclóricos, a festa conta com uma feira artesanal e gastronômica, com o melhor da arte e cozinha boliviana.

Foto: Eduardo Cedeño Martellotta

“Aqui em São Paulo os bolivianos são muito bem-vindos e é muito importante que nós, por meio de festas como esta, possamos fortalecer os laços de amizade entre nós brasileiros não só com os bolivianos, mas com todos da América Latina”, afirmou o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy.

Segundo estimativas da sociedade civil, atualmente cerca de 300 mil bolivianos vivem na cidade de São Paulo. “São Paulo é conhecida como a cidade dos mil povos. É uma cidade que foi construída por migrantes e imigrantes do Brasil e do mundo. Então para nós é uma satisfação celebrar a independência da Bolívia, uma comunidade tão numerosa aqui em São Paulo”, disse Haddad.

Foto: Eduardo Cedeño Martellotta

Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita de São Paulo e coordenadora do Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS), Nádia Campeão, além dos secretários municipais Nabil Bonduki (Cultura) e Vicente Trevas (Relações Internacionais e Federativas).